A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) anunciou que, exclusivamente no dia 8 de julho de 2024, o Rodízio Municipal de Veículos na capital paulista será suspenso durante todo o dia.
A decisão foi oficializada pelo Secretário Celso Gonçalves Barbosa, com a publicação do ato nesta segunda-feira no Diário Oficial da Cidade.
A suspensão do pedágio tem como objetivo facilitar a mobilidade devido à previsão de redução de circulação de veículos nesse dia, em razão do feriado de 9 de julho, que marca o início da Revolução Constitucionalista de 1932.
Vale ressaltar que a medida não se aplica à circulação de veículos pesados, como caminhões, que continuarão sujeitos ao rodízio
Durante o rodízio, os veículos ficam proibidos de circular no Centro Expandido da cidade, abrangendo as vias que delimitam o Minianel Viário, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf.
Para se orientar durante o rodízio, os motoristas devem observar as regras estabelecidas de acordo com o final da placa do veículo:
- Segunda-feira: não circulam veículos com placas de final 1 e 2;
- Terça-feira: não circulam veículos com placas de final 3 e 4;
- Quarta-feira: não circulam veículos com placas de final 5 e 6;
- Quinta-feira: não circulam veículos com placas de final 7 e 8;
- Sexta-feira: não circulam veículos com placas de final 9 e 0.
.