Ribeirão Preto inicia testes com ônibus elétricos para modernização do transporte público

A Prefeitura de Ribeirão Preto, em parceria com a RP Mobi e o Consórcio PróUrbano, lançou o programa Ribeirão Mobilidade com o início dos testes de dois ônibus 100% elétricos de tecnologia chinesa. Os veículos, da Ankai e da BYD, começaram a ser avaliados nesta quarta-feira, 3 de julho de 2024, e o período de testes está previsto para 30 dias.

Os ônibus foram apresentados às autoridades, imprensa e população durante uma volta experimental pelas principais vias da cidade. Após o evento, os veículos foram integrados temporariamente às linhas 901 – Norte-Sul 1A e 910 – Norte-Sul 1B, que conectam o complexo de bairros do Ribeirão Verde à região do Ribeirão Shopping.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Um dos modelos em teste é o Ankai OE-12, um ônibus urbano elétrico com capacidade para 18 toneladas, 12 metros de comprimento e motor elétrico Dana. Este modelo possui autonomia de até 350 km e está equipado com recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, além de sistemas avançados de segurança.

    O segundo veículo em teste é o ônibus elétrico BYD D92 20.410, conhecido por seu baixo custo de manutenção e autonomia de 250 km. Este modelo apresenta um design de chassi Low Entry, facilitando o acesso sem degraus para embarque ou desembarque, e inclui suspensão pneumática dianteira e traseira.

    Ribeirão Preto inicia testes com dois ônibus elétricos (Foto: Divulgação)

    O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, destacou a continuidade dos testes iniciados em 2021 com ônibus elétricos e de gás natural, ressaltando o compromisso da cidade com a transição para uma frota de transporte menos poluente e, eventualmente, com zero emissões.

    “Estamos analisando o desempenho e a eficiência energética desses modelos para implementar essa tecnologia de forma gradual e eficaz na cidade. Os dados coletados serão cruciais para comparar com experiências anteriores e avançar na modernização do nosso sistema de transporte público”, afirmou Marcelo Galli, diretor superintendente da RP Mobi.

    O programa Ribeirão Mobilidade visa não apenas reduzir a poluição atmosférica, mas também melhorar a qualidade do ar na cidade, proporcionando uma alternativa sustentável e eficiente para o transporte urbano de Ribeirão Preto.

    Deixe um comentário