Quase 30% da frota da EMTU em SP está com idade vencida

Na Região Metropolitana de São Paulo, três em cada dez ônibus da frota da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) estão circulando com idade superior a 10 anos, ultrapassando o limite permitido.

De acordo com dados obtidos pelo “Bom Dia São Paulo” nesta quinta-feira (18/07), aproximadamente 29% dos 2.715 veículos estão irregulares, totalizando 792 ônibus.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Os quatro consórcios que operam na região apresentam diferentes percentuais de frota vencida. O Consórcio Unileste, que atende a região de Mogi das Cruzes, tem 39% da frota acima da idade contratual.

    O Consórcio Intervias, responsável por Cotia, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e parte de São Paulo, conta com 34% de veículos irregulares.

    O Consórcio Internorte, operando em São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Arujá, possui 26% de sua frota com idade avançada. Por fim, o Consórcio Anhanguera, atuante em Barueri, Osasco e Carapicuíba, tem 24% dos ônibus com mais de 10 anos.

    Em resposta, a EMTU e as concessionárias afirmaram estar comprometidas com a modernização da frota, que atualmente tem uma média de idade de 6,8 anos.

    Eles destacam que a capacidade de investimento foi prejudicada pela pandemia de Covid-19, mas garantem que todos os ônibus passam por inspeções anuais ou semestrais para assegurar boas condições de transporte aos passageiros, independentemente da idade dos veículos.

    Deixe um comentário