Prefeitura de SP lança Smart Sampa com 20 mil câmeras inteligentes

A Prefeitura de São Paulo inaugurou a central de monitoramento do programa Smart Sampa, um sistema de vigilância com câmeras inteligentes que funcionará 24 horas por dia.

Localizada em um prédio icônico no Centro Histórico, a central abrigará também a primeira unidade do Descomplica 24 horas, oferecendo 350 serviços públicos, como assistência social e mobilidade urbana, com capacidade para 500 atendimentos diários.

Além disso, 500 novos guardas-civis metropolitanos foram nomeados para reforçar a segurança.

O Smart Sampa, que já tem 13 mil câmeras instaladas e operacionais, visa alcançar 20 mil câmeras até o final do ano.

O sistema usa tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos que alertam sobre vandalismo, furtos e veículos roubados, permitindo uma integração entre a Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SAMU, Metrô e CPTM.

O programa também facilita a busca de pessoas desaparecidas e o monitoramento de áreas verdes contra incêndios.

Desde o início da operação, em fevereiro de 2024, mais de 80 prisões em flagrante foram realizadas com a ajuda das câmeras do Smart Sampa.

A integração com o banco de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos resultou na localização de sete pessoas desaparecidas.

A Prefeitura planeja um edital de chamamento público para integrar mais 20 mil câmeras particulares ao programa, sem custos para os participantes.

A central de monitoramento, considerada a maior da América Latina, emprega cerca de 400 profissionais, incluindo agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil.

O prédio conta com um centro de visitação, onde a imprensa pode acessar informações atualizadas sobre ocorrências na cidade.

A instalação no Centro Histórico reforça a política municipal de reestruturação da região e atende ao alto fluxo de pessoas que frequentam o local.

Deixe um comentário