Polícia Civil investigará tentativa de furto de cabos na Linha 5-Lilás e conduta de Agentes de Segurança

A Polícia Civil vai investigar uma tentativa de furto de cabos na linha 5-Lilás da ViaMobilidade que resultou em um homem ferido. Além disso, a conduta dos agentes de segurança da concessionária durante a retirada do indivíduo do local também será apurada.

Segundo a ViaMobilidade, o incidente ocorreu no dia 17 de julho de 2024, mas as gravações começaram a circular nesta quarta-feira, 24 de julho de 2024. O episódio aconteceu entre as estações Campo Limpo e Vila das Belezas, na zona Sul de São Paulo.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Detalhes do Incidente

Em nota, a ViaMobilidade confirmou que o homem foi atendido e encaminhado para o 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi. A concessionária explicou que o vídeo mostra uma pessoa que acessou ilegalmente o local na tentativa de furtar cabos, um ato que, além de ser um crime, coloca em risco a vida do infrator e impacta milhares de usuários do transporte sobre trilhos. No entanto, a nota não fala absolutamente nada sobre a conduta apresentada pelos Agentes de Atendimento e Segurança da concessionária.

Confira nota completa abaixo:

“A concessionária informa que o vídeo é da semana passada, do dia 17/07, e mostra uma pessoa que acessou ilegalmente o local, na tentativa de furtar cabos. O ato, além de ser um crime, impacta milhares de pessoas que usam o transporte sobre trilhos e coloca em risco a vida do infrator. Após atendimento médico, o indivíduo foi encaminhado para o 89º Distrito Policial.”

O Vídeo

As imagens de câmeras corporais mostram o momento em que diversos agentes se dirigem ao homem, que estava deitado no chão, sob dutos de fiação dos sistemas elétricos e de telecomunicações da linha. Os agentes tentam interagir com ele, mas não obtêm resposta. Em um momento, uma das agentes chuta o homem nas pernas, mas ele não reage.

Os agentes então colocam luvas de borracha e erguem o homem pelas pernas e braços, sem imobilização adequada na coluna e no pescoço. Durante a ação, é possível ouvir os agentes dizendo: “Liga a bodycam”, referindo-se às câmeras corporais.

O vídeo completa abaixo recebido pelo Mobilidade Sampa, que circula por grupos de WhatsApp pode ser visto na íntegra abaixo:

https://mobilidadesampa.com.br/wp-content/uploads/2024/07/acao-aas-vm.mp4

Condução e Procedimentos

Os agentes transportam o homem pela passarela de emergência ao lado dos trilhos, enquanto ele começa a se contorcer. Os seguranças gritam com ele e continuam a conduzi-lo até uma área isolada da plataforma. Durante a movimentação, um operador de trem comenta que o homem “tomou um choque”.

Na plataforma, os agentes discutem sobre os procedimentos a serem adotados. Após aproximadamente quatro minutos e meio de gravação, um dos seguranças pede para solicitar uma prancha para imobilização do homem. Ele é então retirado para a área onde ficam os passageiros, colocado no chão, aparentemente desacordado e sem reação.

Deixe um comentário