Novo aumento do imposto de importação para carros elétricos e híbridos no Brasil

A partir desta segunda-feira, 1º de julho de 2024, entrou em vigor no Brasil um aumento significativo no imposto de importação para veículos elétricos e híbridos.

Este ajuste afeta diretamente modelos híbridos convencionais, híbridos plug-in e carros totalmente elétricos.

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Anteriormente isentos desde 2016, os veículos híbridos tinham uma taxa de importação de 12%, enquanto os híbridos plug-in pagavam 10% e os carros totalmente elétricos, 10%.

Com as mudanças implementadas, os novos percentuais de imposto de importação são agora de 25% para modelos híbridos, 20% para híbridos plug-in e 18% para carros totalmente elétricos, conforme estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Está previsto um escalonamento adicional nos próximos anos: em 2025, os impostos subirão para 30% para híbridos, 28% para híbridos plug-in e 25% para elétricos.

A partir de julho de 2026, essas taxas aumentarão para 35% para todos os modelos eletrificados.

As montadoras associadas à Anfavea demonstraram preocupação com o aumento das importações, argumentando que isso representa um risco para a indústria automotiva nacional.

Algumas fabricantes, como a BYD, anteciparam-se ao aumento, trazendo um grande volume de veículos ao Brasil antes da entrada em vigor das novas taxas, para evitar o repasse integral do imposto aos consumidores finais.

A decisão sobre o repasse do imposto ao consumidor final fica a critério das fabricantes, que têm optado por segurar os preços para não onerar excessivamente os compradores.

Este cenário reflete a complexa dinâmica entre política tributária, mercado automotivo e estratégias das fabricantes para manter a competitividade no país.

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