Mudanças no Terminal Mercado em Campinas: acesso exclusivo para passageiros

A partir desta segunda-feira (22/07), o acesso ao Terminal Mercado, localizado no Centro de Campinas, será exclusivo aos passageiros do transporte coletivo municipal.

A medida foi implementada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e visa proporcionar mais segurança e conforto para os passageiros, além de favorecer a conservação e manutenção do terminal.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O pagamento da tarifa será dividido em duas etapas: 80% do valor será pago nas catracas de entrada e os outros 20% dentro do ônibus.

    As catracas de entrada estão localizadas na avenida Benjamin Constant, em frente ao Mercado Municipal, e no cruzamento das vias Bernardino de Campos com Ernesto Khulmann.

    Esse sistema de pagamento é o mesmo utilizado no Terminal Central e permitirá mapear as linhas utilizadas pelos passageiros, facilitando o rateio das tarifas entre os diversos operadores que atuam no terminal.

    O Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais, incluindo as linhas 230, 241, 242, 250, 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257, 260, 261, 263, 265, 271, 273, 311, 312, 317, 331, 332, 352, 355 e 371.

    Juntas, essas linhas transportaram mais de 51 mil passageiros em dias úteis no mês de maio. A estimativa é que 18 mil pessoas circulem diariamente pelo Terminal Mercado.

    Com a conclusão da primeira etapa de requalificação do Terminal Mercado no final de junho, o terminal passou por diversas melhorias.

    Entre as mudanças, estão a ampliação e cobertura de quatro plataformas de embarque e desembarque, acessibilidade, renovação da infraestrutura, nova sinalização e comunicação visual.

    O terminal recebeu rampas, piso podotátil de alerta e direcional, banheiros para pessoas com deficiência e um Espaço Família (fraldário).

    Os sanitários existentes foram melhorados, incluindo pintura, e a sinalização interna e externa foi renovada e reforçada, com implantação de rampas de acessibilidade, nova iluminação com lâmpadas LED, melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, além de paisagismo, instalação de bancos de madeira e bebedouros.

    Além disso, a partir de segunda-feira (22/07), as linhas do Corujão voltarão a operar no Terminal Mercado. Durante a reforma, essas linhas foram remanejadas para o Terminal Central.

    As linhas do Corujão circulam durante a madrugada nos eixos Amarais, Barão Geraldo, Campo Grande, Lix da Cunha, Ouro Verde, Santos Dumont, Sousas e Washington Luiz.

    As linhas que voltarão a operar no Terminal Mercado são: 179 (São Domingos – Eixo Santos Dumont), 199 (Vida Nova – Eixo Ouro Verde), 289 (Itajaí IV – Eixo Campo Grande), 299 (Nova Aparecida – Eixo Lix da Cunha), 309 (Parque Cidade – Eixo Amarais), 339 (Cidade Universitária – Eixo Barão Geraldo), 399 (Joaquim Egídio – Eixo Sousas) e 489 (Parque Jambeiro – Eixo Washington Luiz).

    Em nota ao “Band Multi“, a Emdec afirmou que está em andamento a construção de um novo espaço operacional para motoristas do transporte público coletivo e equipes de fiscalização.

    Futuramente, a área operacional utilizada pelos agentes da Mobilidade Urbana também passará por melhorias.

    Deixe um comentário