Metrô de São Paulo suspende licitação do Projeto Básico da Linha 20-Rosa

O Metrô de São Paulo suspendeu a licitação para a elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa. A decisão foi divulgada na última sexta-feira, 26 de julho de 2024, após atender a dois pedidos feitos por concorrentes ao contrato que contestaram a escolha da companhia conforme as especificações do edital.

O Consórcio Sener-Setepla-EGIS-Setec alegou descumprimento de cláusulas da licitação, citando a inviabilidade de preços da proposta e solicitando a desclassificação do consórcio vencedor. “Este consórcio recorrente requer se digne a ilustre comissão de licitação e julgamento da companhia do metropolitano de São Paulo – Metrô, proceda ao reexame da classificação final do certame do edital de licitação nº 10019740, reconsiderando a decisão proferida anteriormente, para o fim de dar provimento ao presente recurso administrativo, desclassificando o Consórcio MNepi Linha 20 em um dos dois lotes, a fim de que não seja considerada nenhuma vantagem não prevista ou exigida neste edital, com fundamento no item 8.3 do Edital, conforme apontamentos realizados no presente recurso”, diz o documento apresentado pelo consórcio.

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O consórcio MNepi Linha 20, formado pelas empresas Maubertec, Nova Engevix, Pólux e Intertechne, que venceu o contrato, também apresentou um recurso contestando parâmetros técnicos. O consórcio pediu aumento da nota técnica e a revisão, redução e desclassificação das propostas dos consórcios Sener-Setepla-EGIS-SETEC e CASL 20 – Civil – Arquitetura – Sistemas.

Com a suspensão do processo, o Metrô de São Paulo analisará os documentos para decidir se acatará ou não os recursos apresentados. A decisão sobre a continuidade ou modificação do processo licitatório será tomada após a avaliação detalhada das alegações e evidências fornecidas pelos consórcios concorrentes.

A Linha 20-Rosa está prevista para ser entregue até 2035, com extensão de 33 km, 24 estações e dois pátios de manutenção, conectando diversos pontos da capital e do ABC Paulista.

Estima-se que a linha atenderá cerca de 1,3 milhão de passageiros diariamente, com uma frota de 50 trens.

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