Metrô de São Paulo conclui “encontro de túneis” na Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo concluiu nesta quinta-feira, 18 de julho de 2024, a ligação do novo trecho da Linha 2-Verde com o trecho já em operação. A Linha 2-Verde opera hoje entre Vila Prudente e Vila Madalena.

Foto: Igor Roberto/Grupo PLN

O encontro dos túneis ocorreu após a estação Vila Prudente, em um trecho escavado a partir do VSE Falchi Gianini, que servirá para a futura desmontagem da tuneladora Cora Coralina.

Túneis por onde vão passar os trens da Linha 2-Verde até Penha (Foto: Igor Roberto/Grupo PLN)

O novo túnel foi escavado utilizando o método NATM, que emprega tratores para a escavação e, em casos de rochas, explosões. O Mobilidade Sampa acompanhou o processo de perfuração. O novo trecho consiste em um túnel mais largo que se encontrou com um trecho duplo e com vias singelas na Estação Vila Prudente.

Momento em que acontecia a quebra da parede para a conclusão da ligação entre o “trecho antigo e o novo” (Vídeo: Igor Roberto/Grupo PLN)

Além de conectar o “trecho novo e o trecho antigo,” o VSE Falchi Gianini será utilizado como estacionamento estratégico para trens, possibilitando a inserção de composições na operação durante os horários de maior movimento. No futuro, o VSE também servirá como saída de emergência e ventilação do ramal.

Futuro estacionamento de trens do VSE Falchi Gianini (Foto: Grupo PLN)

Atualmente, o Metrô de São Paulo está trabalhando na expansão da Linha 2-Verde, que se estenderá da Vila Prudente até a Penha. A expectativa é que o novo trecho entre em operação em 2026, proporcionando uma melhoria significativa na mobilidade urbana da cidade.

Deixe um comentário