Latam, Azul e Gol recomendam verificação de voos após apagão cibernético global

Na manhã desta sexta-feira (19/07), um apagão cibernético global atrasou operações aéreas em diversos países, incluindo o Brasil.

A falha afetou sistemas relacionados à Microsoft e à empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que confirmou problemas no sensor “Falcon” utilizado no sistema operacional Windows.

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  • A Microsoft declarou que a falha foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer.

    No Brasil, as companhias aéreas Azul, Gol e Latam pediram que os passageiros verifiquem o status de seus voos.

    A Azul informou que pode haver atrasos pontuais devido à intermitência no sistema global de gestão de reservas e recomendou que os passageiros cheguem mais cedo aos aeroportos.

    A Gol afirmou que suas operações não foram impactadas, enquanto a Latam garantiu que até o momento não houve impacto em suas operações, mas recomendou precaução aos passageiros. A VOEPASS informou que não foi impactada.

    Leia abaixo as notas da Gol, VOEPASS e Latam enviadas ao Mobilidade Sampa:

    Latam

    “O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial.

    O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução em https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens.

    O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros.”

    VOEPASS

    “A VOEPASS Linhas Aéreas informa que não foi impactada pelo apagão global.”

    Gol

    “Os sistemas e as operações da GOL nos aeroportos não sofreram impactos até o momento.”

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está monitorando a situação e mantendo contato com operadores aéreos e aeroportuários para minimizar os impactos.

    O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também está acompanhando as operações no Brasil.

    “Informamos que o apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada que atingiu a movimentação aérea em muitos países no mundo, não afetou o controle de tráfego aéreo do país, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas. Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”, disse o Ministro.

    No Aeroporto de Viracopos, em Campinas, houve aeronaves paradas na pista aguardando decolagem devido ao apagão.

    Em Florianópolis, o Aeroporto Internacional amanheceu com filas grandes e problemas nos serviços digitais, conforme informou a Zurich Airport Brasil.

    A falha técnica afetou operações nos EUA, Europa, Ásia, Oceania e África, mas não há indícios de que esteja relacionada a um ataque hacker.

    No Brasil, o controle de tráfego aéreo não foi impactado, e os transtornos se limitaram ao check-in de algumas companhias aéreas.

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