Na manhã desta sexta-feira (19/07), um apagão cibernético global atrasou operações aéreas em diversos países, incluindo o Brasil.
A falha afetou sistemas relacionados à Microsoft e à empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que confirmou problemas no sensor “Falcon” utilizado no sistema operacional Windows.
A Microsoft declarou que a falha foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer.
No Brasil, as companhias aéreas Azul, Gol e Latam pediram que os passageiros verifiquem o status de seus voos.
A Azul informou que pode haver atrasos pontuais devido à intermitência no sistema global de gestão de reservas e recomendou que os passageiros cheguem mais cedo aos aeroportos.
A Gol afirmou que suas operações não foram impactadas, enquanto a Latam garantiu que até o momento não houve impacto em suas operações, mas recomendou precaução aos passageiros. A VOEPASS informou que não foi impactada.
Leia abaixo as notas da Gol, VOEPASS e Latam enviadas ao Mobilidade Sampa:
Latam
“O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial.
O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução em https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens.
O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros.”
VOEPASS
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa que não foi impactada pelo apagão global.”
Gol
“Os sistemas e as operações da GOL nos aeroportos não sofreram impactos até o momento.”
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está monitorando a situação e mantendo contato com operadores aéreos e aeroportuários para minimizar os impactos.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também está acompanhando as operações no Brasil.
“Informamos que o apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada que atingiu a movimentação aérea em muitos países no mundo, não afetou o controle de tráfego aéreo do país, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas. Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”, disse o Ministro.
No Aeroporto de Viracopos, em Campinas, houve aeronaves paradas na pista aguardando decolagem devido ao apagão.
Em Florianópolis, o Aeroporto Internacional amanheceu com filas grandes e problemas nos serviços digitais, conforme informou a Zurich Airport Brasil.
A falha técnica afetou operações nos EUA, Europa, Ásia, Oceania e África, mas não há indícios de que esteja relacionada a um ataque hacker.
No Brasil, o controle de tráfego aéreo não foi impactado, e os transtornos se limitaram ao check-in de algumas companhias aéreas.