Investimentos da CPTM: melhorias nas estações de Itaquaquecetuba e região

Entre 2023 e 2024, a Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) investiu R$ 33,18 milhões nas linhas 11-Coral e 12-Safira, beneficiando a região de Itaquaquecetuba. A apuração foi feita pelo “Grupo Mogi News“.

Um dos principais projetos concluídos foi a modernização da estação Engenheiro Manoel Feio em Itaquaquecetuba, que incluiu a instalação de novas cabines de energia.

A CPTM também iniciou a montagem de aparelhos de mudança de via na Linha 12-Safira e instalou cabines seccionadoras em diversas estações, como Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e José Bonifácio.

Além disso, a companhia deu início aos projetos de modernização das estações Mogi das Cruzes, Braz Cubas, Estudantes e Jundiapeba, que estão incluídos na concessão das linhas 11, 12 e 13, atualmente em fase de consulta pública.

As cabines seccionadoras de tração, instaladas estrategicamente, permitem interromper o fornecimento de energia em trechos reduzidos, minimizando o impacto durante falhas ou serviços de manutenção.

A modernização da Estação Aracaré, iniciada em julho de 2023 com um investimento de R$ 49 milhões, está atualmente paralisada para ajustes no projeto, com previsão de conclusão para 2025.

A Estação Itaquaquecetuba também passará por reforma, com o projeto básico já concluído e documentos de licitação em elaboração.

As melhorias previstas incluem adequações de acessibilidade, escadas rolantes, reforma dos sistemas elétricos e hidráulicos, bicicletário, áreas comerciais, criação de uma plataforma adicional e conexão com um futuro terminal municipal de ônibus.

Deixe um comentário