O Idec e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) lançaram um Guia para programas federais de frota elétrica, com recomendações para fortalecer o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Renovação de Frota.
O foco é promover a eletrificação da frota de ônibus do transporte coletivo nas cidades brasileiras, reduzindo emissões de poluentes e modernizando a mobilidade urbana.
Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec, destaca a necessidade de cuidados na utilização de recursos públicos e a importância de uma gestão eficiente para superar problemas históricos na administração do transporte coletivo.
O Guia sugere medidas para melhorar a infraestrutura de recarga, regular contratos e otimizar o uso de recursos públicos, além de reforçar a necessidade de uma participação mais ativa do Governo Federal na unificação e aquisição dos veículos elétricos.
A iniciativa é baseada em práticas bem-sucedidas de outros países e visa acelerar a eletrificação das frotas, beneficiando a qualidade de vida nas cidades brasileiras.