Guarulhos lança plano ambicioso para reduzir mortes no trânsito em 50% até 2030

A Prefeitura de Guarulhos anunciou um ambicioso Plano de Segurança Viária (PSV) com o objetivo de reduzir o número de mortes no trânsito em 50% até 2030.

O decreto 41.604, publicado em 25 de junho, é resultado de debates entre técnicos da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) e do Observatório de Segurança Viária desde abril de 2023.

O plano prevê uma série de ações, como a redução de velocidade em ruas e avenidas, melhorias nas travessias de pedestres, incentivo ao uso do transporte coletivo, implementação de ciclovias seguras, ampliação das fiscalizações e monitoramento eletrônico.

O PSV está alinhado com as diretrizes da ONU e do Pnatrans, que defendem a visão de que nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável e reconhecem a falibilidade humana.

Enquanto o plano era debatido, Guarulhos já estava implementando iniciativas para reduzir acidentes, incluindo ações educativas em bares, escolas e vias, o projeto Ciclista Seguro – Veja e Seja Visto, e a operação Motociclista Seguro.

O secretário de Transportes, Luigi Lazzuri Neto, destacou que o PSV visa proteger os atores mais vulneráveis do trânsito, como motociclistas, ciclistas e pedestres, promovendo uma convivência harmoniosa entre todos.

Além disso, a Praça Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Vila Galvão, foi transformada através do projeto Ruas Completas, que busca criar espaços viários mais inclusivos para todos os usuários.

Guarulhos é uma das 20 cidades brasileiras que participam deste movimento, iniciado pelo Instituto WRI Brasil e pela Frente Nacional dos Prefeitos.

Deixe um comentário