Grupo CCR não tem mais interesse em operar a Linha 15-Prata com modelo de contrato antigo

O Grupo CCR anunciou sua desistência da concessão da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo. A informação foi divulgada por Marcio Hannas, CEO da plataforma de mobilidade da CCR, durante uma entrevista ao “Pod nos Trilhos” da Revista Ferroviária. Hannas estava acompanhado por Francisco Pierrini, diretor de operações da plataforma de mobilidade da CCR, que ofereceu considerações adicionais sobre o processo de concessão.

Hannas explicou que o contrato de concessão da Linha 15-Prata não foi assinado devido a entraves jurídicos e que o processo licitatório caducou em razão do longo tempo decorrido desde os primeiros impasses. “Do ponto de vista da CCR, já comunicamos ao governo do estado que não temos interesse em operar a Linha 15-Prata com o modelo de contrato antigo. Caso haja uma nova licitação, com um processo aprimorado, podemos estudar a inclusão do trecho em nosso portfólio”, afirmou Hannas.

O Consórcio ViaMobilidade – Linha 15, formado pela CCR e pela RuasInvest Participações, venceu a licitação para a concessão da Linha 15-Prata de monotrilho no leilão realizado na sede da B3 em maio de 2019, oferecendo um lance de R$ 160 milhões, com ágio de 0,59% sobre o valor de outorga mínimo atualizado de R$ 159 milhões. O contrato previa a administração e operação da Linha 15-Prata por um período de 20 anos.

Devido ao desinteresse do Grupo CCR, a empresa criada para assumir as operações do monotrilho, a Concessionária da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo S.A., foi cancelada. Hannas destacou que o contrato foi modelado em uma realidade diferente da atual e, portanto, não faz sentido assumi-lo sem um novo processo licitatório que considere as mudanças ocorridas ao longo dos anos.

Francisco Pierrini compartilhou a mesma opinião, observando que o contrato de concessão da Linha 15-Prata poderia ser melhorado e remodelado. Ele sugeriu a possibilidade de agregar novas expansões ou até mesmo novas linhas ao contrato.

O Grupo CCR chegou a considerar uma ação judicial para contestar a ação popular que impedia a assinatura do contrato de concessão da Linha 15-Prata do monotrilho. Em 30 de junho de 2023, a CCR apresentou manifestação informando a perda superveniente do objeto da ação devido à não assinatura do contrato, requerendo sua extinção. A decisão judicial ainda está pendente.

A “Concessionária da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo S.A.” nunca chegou a assumir as operações do monotrilho, deixando o futuro da linha dependente de um novo processo licitatório e das decisões do governo estadual sobre o programa SP nos Trilhos.

Confira a entrevista completa abaixo:

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