A GOL Linhas Aéreas foi reconhecida como a companhia aérea mais pontual da América Latina em junho de 2024, de acordo com a Cirium, uma plataforma global de análise de informações aeronáuticas.
A GOL alcançou uma performance de pontualidade de 90,53% nas chegadas, superando seu desempenho de maio, que foi de 89,82%.
Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo da GOL com a pontualidade e excelência operacional, consolidando uma tendência observada nos últimos quatro meses em que a companhia foi considerada a mais pontual do Brasil.
Além de ser a mais pontual na América Latina, a GOL também foi certificada como a companhia aérea low cost mais pontual do mundo.
Este marco foi alcançado através de um esforço coordenado e de imersão de todas as equipes envolvidas na operação de voos.
A companhia coletou dados de 83 voos, tanto domésticos quanto internacionais, e identificou 427 oportunidades de melhoria em um único voo.
Essas oportunidades foram categorizadas em 21 grupos e atribuídas a diferentes áreas para a execução de um plano de ação.
Eduardo Calderón, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da GOL, destacou a importância do reconhecimento e o compromisso da companhia em continuar melhorando seus índices de pontualidade.
A GOL investiu em melhorias de processos e no envolvimento de toda a equipe, transformando os processos operacionais e eliminando atividades desnecessárias para alcançar uma operação mais eficiente.
Ana Cristina Souza, diretora de Atendimento da GOL, enfatizou que a pontualidade depende de vários elementos, incluindo o atendimento ao cliente no check-in, a funcionalidade dos totens de autoatendimento, a agilidade das equipes de solo, além da manutenção e da tripulação.
A comunicação eficaz entre as equipes e a execução precisa de cada função são cruciais para garantir a pontualidade e a segurança das operações, valorizando o tempo dos clientes.