Funcionários da ViaMobilidade denunciam jornadas abusivas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Funcionários da concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, denunciaram ao Mobilidade Sampa práticas abusivas relacionadas à jornada de trabalho. Segundo os relatos, a concessionária tem imposto jornadas que ultrapassam 10 horas por turno, com escalas exaustivas.

Os colaboradores informaram que estão sendo obrigados a trabalhar em uma escala de 4x2x3x1, ou seja, trabalham quatro dias, folgam dois, trabalham mais três dias e folgam um. No período noturno, os funcionários são submetidos a um regime de trabalho de 8 horas e 45 minutos, mais uma hora para refeição.

Outro ponto destacado é que a concessionária está passando por cortes de pessoal e debandada de funcionários, muitos dos quais estão migrando para a TIC Trens, futura operadora do Trem Intercidades Eixo Norte e da Linha 7-Rubi. Os funcionários que saem ou são demitidos não estão sendo repostos, resultando em um déficit no quadro de colaboradores.

Com a falta de pessoal, os trabalhadores são obrigados a fazer horas extras, que são acumuladas em um banco de horas e pagas anualmente, se necessário.

Em resposta às denúncias, a ViaMobilidade afirmou que o regime de trabalho está de acordo com a legislação vigente e formalmente estabelecido em acordo coletivo homologado junto ao sindicato que representa os trabalhadores. No entanto, a concessionária não respondeu sobre o déficit de funcionários.

A situação tem gerado grande insatisfação entre os colaboradores, que buscam melhores condições de trabalho e uma revisão das práticas adotadas pela concessionária.

Confira nota completa da concessionária enviada ao Mobilidade Sampa sobre o caso:

 “A ViaMobilidade esclarece que a escala de trabalho de seus colaboradores está de acordo com a legislação competente e foi formalmente estabelecida em acordo coletivo devidamente homologado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana. Ressalta, também, que as horas extras estão submetidas ao regime de banco de horas e pagas anualmente, caso se faça necessário.”

3 comentários em “Funcionários da ViaMobilidade denunciam jornadas abusivas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda”

  1. Jornada de 12 horas trabalhava-se 2 dias em uma semana e na outra 5 dias , e ainda o trabalho era menos cansativo com intervalo entre voltas

  2. Funcionário trabalhando mais de 50 horas
    E descansando 1 dia durante 7 dias , sendo que o presidente da empresa falou que a jornada seria de 8 horas diárias

  3. Gestão ruim, escala de trabalho ruim, salário ruim, sem plano de carreira, a não ser que você seja parente ou amigo próximo dos gestores, para ser promovido sem qualificação, sem experiência, sem conhecimento, a folha de pagamento do GrupoCCR, está cheia de colaboradores nesta condição de IQ.

Deixe um comentário