A CRRC, empresa líder na fabricação de trens, divulgou imagens do primeiro trem com estrutura em fibra de carbono produzido pela companhia. A composição, chamada CENTROVO 1.0, utiliza materiais compostos de alta resistência para a estrutura da caixa e dos truques.
Os materiais empregados, além de oferecerem grande resistência à compressão, tração e cisalhamento, são significativamente mais leves do que os tradicionalmente usados, como o aço. Especificamente, as caixas dos trens são 25% mais leves, enquanto os truques têm 50% menos peso do que os modelos convencionais. No geral, a massa total da composição é 11% mais leve em comparação com os modelos padrão.
Essa redução de peso resulta em uma diminuição de 7% no consumo de energia, levando a uma redução nas emissões de dióxido de carbono de cerca de 130 toneladas por ano. Isso equivale ao plantio de mais de 40 hectares (100 acres) de árvores.
Os novos trens CENTROVO 1.0 estão destinados a operar no metrô de Qingdao, na China, marcando um avanço significativo na tecnologia ferroviária e na sustentabilidade ambiental.