A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aprovou um aditamento no valor de R$ 2,33 milhões (R$ 2.330.844,11) ao contrato destinado à supervisão do fornecimento e instalação do sistema de operação automática de trens (ATO).
Segundo a CPTM, o aditamento tem como objetivo readequar a Planilha de Quantidades e Preços e prorrogar o prazo de execução dos serviços, ajustando também o Cronograma Físico-Financeiro.
O contrato original, assinado com a Pólux Engenharia em setembro de 2022, no valor de R$ 9,7 milhões (R$ 9.760.126,80), previa um prazo de 24 meses. Com o aditamento publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 12 de julho de 2024, além do aumento no valor, o prazo dos serviços foi estendido por mais nove meses.
A Pólux Engenharia é responsável pela supervisão das implantações do Sistema ATO em todas as linhas da CPTM que estejam em andamento ou em processo de contratação.
O ATO (Automatic Train Operation) permite que os trens recebam comandos diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO), como controle de velocidade, parada programada nas plataformas, e abertura e fechamento de portas. O sistema possibilita a autorregulação dos trens em caso de necessidade, ajustando a operação para manter a sincronia entre as composições.
A linha 13-Jade foi a primeira a receber o sistema, em janeiro de 2022. No entanto, o Expresso-Aeroporto ainda opera com o antigo sistema devido ao compartilhamento de vias com outras linhas a partir da estação Engenheiro Goulart até a estação Luz.