Correios anunciam novo concurso público com 3,2 mil vagas

Os Correios anunciaram nesta segunda-feira (01) a abertura de um novo concurso público para preenchimento de 3,2 mil vagas em diversas áreas, com prioridade para o nível operacional de carteiro. Além disso, foi anunciado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

De acordo com o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, os Correios não realizavam concurso público desde 2011 e atualmente enfrentam uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, principalmente na área de distribuição postal.

O edital do concurso está previsto para ser publicado em agosto, com o objetivo de fortalecer os pontos de entrega da empresa em todo o país. A expectativa é de que os novos contratados iniciem suas atividades ainda neste ano, com chamadas programadas para dezembro.

Os dois editais a serem lançados contemplarão vagas para nível médio (cargo de agente de Correios) e nível superior (cargo de analista de Correios). Entre as oportunidades previstas estão cargos como advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.

Segundo os Correios, a realização do concurso público é parte dos esforços da atual gestão para resolver a demanda acumulada por profissionais estratégicos e evitar sobrecarga de trabalho. O último concurso nacional da estatal, realizado em 2011, atraiu mais de 1,1 milhão de inscritos para 9.190 vagas de níveis médio e superior.

O que é PDV?

O Programa de Desligamento Voluntário (PDV) prevê que sejam elegíveis os empregados do quadro de pessoal próprio dos Correios que estejam na situação de ativo na data do desligamento e que atendam, cumulativamente, até o último dia do mês anterior ao da data de encerramento das inscrições, aos seguintes requisitos:

  • Ter idade maior ou igual a 55 anos e menor que 75 anos;
  • Ter tempo de efetivo exercício nos Correios maior ou igual a 25 anos;
  • Possuir pelo menos 36 meses de remuneração, nos últimas 60 meses.

Deixe um comentário