Corredor ABD recebe novo trólebus zero quilômetro e expande frota elétrica

O Corredor ABD, sistema de transporte por ônibus no ABC Paulista, acaba de receber um novo trólebus zero quilômetro, cujas imagens já estão circulando nas redes sociais. O veículo foi entregue nesta semana na fábrica da Eletra.

Este ônibus, o primeiro de um total de dez veículos que serão recebidos pela empresa. Sua carroceria escolhida é da fabricante Caio modelo eMillennium com chassi Mercedes-Benz O500UDA possuindo 21,5 metros de comprimento. O sistema elétrico de motorização e inversor são fornecidos pela WEG.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Este é o primeiro trólebus “superarticulado” da empresa, exceto pelo Dual Bus, que pode operar tanto ligado à rede aérea quanto com baterias. Este modelo também introduz um novo padrão de pintura para a “frota verde” da Next Mobilidade, a operadora das linhas do corredor.

    Com essa tecnologia, o veículo poderá operar no trecho Jabaquara – São Mateus do corredor, passando pelos terminais Diadema, Piraporinha, São Bernardo, Ferrazópolis e Santo André.

    Ainda não há confirmação se mais trólebus deste modelo serão incorporados à frota do corredor. Atualmente, a Next Mobilidade possui 96 trólebus, de acordo com dados da EMTU.

    Além do novo veículo, a frota de ônibus elétricos da Next Mobilidade deve receber mais adições entre este ano e o próximo. A Eletra está convertendo veículos do modelo Caio Millennium II, anteriormente movidos a diesel, em trólebus na fábrica de São Bernardo do Campo.

    Esses ônibus estão passando por uma reforma completa, incluindo melhorias nas partes externas e internas, como piso, bancos e carroceria, além de uma nova pintura.

    Caio Millennium II diesel sendo convertido em trólebus com troca dos componentes se transformando em Millennium V (Foto: Redes Sociais)

    A operadora também contará com os veículos e-trol, ônibus elétricos que podem operar como trólebus, ligados à rede aérea, ou utilizando apenas baterias. Estes veículos estão previstos para circular no futuro BRT-ABC.

    E-trol do BRT ABC (Foto: Henrique Santos/Ônibus Brasil)

    Deixe um comentário