Câmeras corporais integram segurança no Metrô do Distrito Federal

Desde segunda-feira (1/7), câmeras corporais foram adotadas nos uniformes da equipe de segurança do Metrô no Distrito Federal, marcando uma inovação significativa na gestão da segurança metroviária local. O objetivo é fortalecer e aumentar a transparência das operações dos agentes.

Os dispositivos, visíveis para todos os usuários, têm capacidade para gravar por até 8 horas contínuas, mesmo em condições de baixa luminosidade. A aquisição de cem câmeras custou R$ 198.303, representando um investimento direcionado à segurança operacional e jurídica.

Renato Avelar, Superintendente de Operações do Metrô-DF, destaca que as câmeras garantem a proteção tanto dos funcionários quanto dos passageiros. “Com elas, podemos investigar rapidamente eventos, assegurar a legitimidade das ações dos funcionários e fornecer evidências para procedimentos civis, penais e administrativos”, afirmou.

Todos os agentes passarão por treinamento especializado para operar os dispositivos. Eles foram instruídos sobre a confidencialidade dos registros e outras diretrizes de uso estabelecidas pela estatal.

Essa iniciativa visa reforçar a segurança e a confiança dos usuários no sistema metroviário do Distrito Federal, promovendo um ambiente mais seguro e transparente para todos os envolvidos.

Deixe um comentário