ARTESP fiscalizou mais de 8 mil veículos no primeiro semestre de 2024

A Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) fiscalizou 8.104 veículos, incluindo ônibus, vans e micro-ônibus, no primeiro semestre de 2024, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços e a segurança dos usuários de viagens intermunicipais.

Durante as operações, os agentes da ARTESP verificaram a documentação dos veículos, o cumprimento dos horários de partida, itens de segurança e outros elementos obrigatórios. O objetivo é assegurar que as empresas prestadoras do serviço estejam em conformidade com as obrigações legais e coibir o transporte clandestino ou irregular.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Resultados da Fiscalização:

    • Autuações: 1.809
    • Veículos Retidos: 242
    • Veículos Removidos para Pátios: 220

    As autuações foram aplicadas a veículos em más condições de higiene e conforto, com ausência ou defeitos em equipamentos obrigatórios, falta de nota fiscal do serviço executado e de documentos de vistoria válidos, entre outras infrações. Veículos com irregularidades são retirados de circulação, e os passageiros são realocados em ônibus devidamente regulamentados.

    Além das fiscalizações nas rodovias e nos terminais rodoviários, as garagens das empresas cadastradas junto à ARTESP também passam por vistorias constantes. O transporte clandestino representa um risco para os usuários, pois esses veículos não passam pelas vistorias técnicas exigidas e não cumprem as obrigações relacionadas aos seguros de viagem.

    As blitzes periódicas já representam 46,3% do total de fiscalizações realizadas em 2023, que somaram 17.481.

    Serviço de Fretamento:

    Para evitar transtornos durante viagens intermunicipais utilizando ônibus fretado, os usuários devem verificar, com antecedência, no site da ARTESP, se a empresa contratada e o ônibus utilizado são cadastrados. Antes do embarque, é possível consultar a regularidade do veículo por meio de um QR Code situado próximo à porta do ônibus.

    Ouvidoria:

    As atividades de fiscalização da ARTESP também atendem a denúncias encaminhadas à Ouvidoria. Os usuários podem denunciar problemas como má conservação dos ônibus, não cumprimento de horários, falta de itens obrigatórios, entre outros. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 19h, pelo número 0800 727 83 77 ou pelo e-mail ouvidoria@artesp.sp.gov.br.

    Deixe um comentário