Após um apagão cibernético global ocorrido nesta sexta-feira, 19 de julho de 2024, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensificou o monitoramento das atividades no setor aéreo no Brasil.
Até o momento, não há impactos significativos nas operações aéreas do país, embora algumas companhias aéreas tenham enfrentado problemas com sistemas de check-in, resultando em atrasos pontuais.
A Anac aconselha os passageiros a verificarem a situação de seus voos diretamente com as empresas aéreas e a chegarem aos aeroportos com antecedência maior do que a usualmente recomendada para voos domésticos e internacionais.
A agência permanece em contato direto com operadores aéreos e aeroportuários para minimizar possíveis prejuízos nas operações.
Em caso de atrasos ou cancelamentos, a Resolução nº 400 da Anac determina que as empresas aéreas devem manter os passageiros informados a cada 30 minutos, oferecer assistência material de acordo com o tempo de espera e, para atrasos superiores a quatro horas ou cancelamentos, proporcionar reacomodação ou reembolso integral.
A assistência material inclui comunicação a partir de uma hora de atraso, alimentação a partir de duas horas e hospedagem a partir de quatro horas (em caso de pernoite no aeroporto).
Passageiros insatisfeitos com o atendimento das companhias aéreas devem registrar suas reclamações na plataforma Consumidor.gov.br.