A ViaMobilidade anunciou a recepção do 25º novo trem da Série 8900, fabricado pela Alstom, destinado a operar nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Desde o início do ano, 17 dessas novas composições já estão em operação, enquanto os demais trens seguem em fase de testes operacionais antes de entrarem em circulação.
Avanços na frota
Dos 36 trens adquiridos no início da concessão, 11 estão programados para serem entregues pela fabricante até o final de 2024. Com a entrada em funcionamento da 16ª composição, mais de 44% dos trens adquiridos já estão em operação. Essas aquisições são parte de um pacote de investimentos de R$ 4,1 bilhões para os três primeiros anos de concessão, em contrato válido por 30 anos.
Tecnologia moderna e itens de conforto
As novas composições da ViaMobilidade, com oito carros de aço inoxidável, são projetadas para serem mais sustentáveis, com menor consumo de energia elétrica. Os trens apresentam um design moderno, em cinza e verde, representando as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente. Eles são mais leves e têm uma durabilidade projetada de 40 anos, devido ao material de construção.
Para garantir maior conforto aos usuários, os trens possuem janelas e portas mais amplas, ar-condicionado e salão contínuo, que facilita a movimentação entre os carros. Além disso, contam com pega-mãos para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.
Segurança e inovação
Os novos trens estão equipados com tecnologias avançadas, como contagem automatizada de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo e câmeras retrovisoras. Para segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas, e os carros possuem detectores e extintores de incêndio.
Frota A (série 8900)
Composições já entregues e sua situação:
- A01 – Em operação desde o início de junho de 2023;
- A02 – Em operação desde agosto de 2023;
- A03 – Em operação deste outubro de 2023;
- A04 – Em operação deste novembro de 2023;
- A05 – Em operação deste dezembro de 2023;
- A06 – Em operação deste dezembro de 2023;
- A07 – Em operação deste dezembro de 2023;
- A08 – Em operação desde janeiro de 2024;
- A09 – Em operação desde fevereiro de 2024;
- A10 – Em operação deste março de 2024;
- A11 – Em operação deste março de 2024;
- A12 – Em operação desde abril de 2024;
- A13 – Em operação desde abril de 2024;
- A14 – Em operação deste maio de 2024;;
- A15 – Em operação deste maio de 2024;;
- A16 – Em operação deste maio de 2024;;
- A17 – Em fase final de testes;
- A18 – Em fase final de testes e de comissionamento;
- A19 – Em fase final de testes e de comissionamento;
- A20 – Em fase final de testes e de comissionamento;
- A21 – Em fase final de testes e de comissionamento;
- A22 – Em fase final de testes e de comissionamento;
- A23 – Em fase de comissionamento;
- A24 – Em fase de comissionamento;
- A25 – Em fase de comissionamento.
As demais composições seguem sendo fabricadas pela Alstom e devem ser entregues até o final deste ano.