ViaMobilidade devolverá mais dois trens da série 8500 à CPTM até sexta-feira

A ViaMobilidade, concessionária responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, está se preparando para devolver mais dois trens da Série 8500 à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A devolução deverá ser concluída até sexta-feira, 7 de junho de 2024. A informação foi divulgada pelo presidente da concessionária, Francisco Pierrini, durante uma reunião com parlamentares da Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), realizada nesta quarta-feira, 5 de junho.

Conforme indicado por Pierrini, além dos dois trens que serão devolvidos nesta semana, outros quatro trens retornarão à posse do Estado ainda neste mês. A CPTM decidirá a utilização desses trens em uma das suas linhas: 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira ou 13-Jade.

Embora o processo de devolução esteja atrasado, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) prevê que todo o procedimento será concluído até o início de 2025, mais precisamente em fevereiro. A ViaMobilidade confirmou este cronograma em nota ao Diário dos Trilhos, destacando que quatro trens já foram devolvidos e mais dois serão entregues até o fim desta semana. Outros trens estão em revisão e auditoria para futura devolução.

Além das devoluções, a ViaMobilidade também está renovando sua frota. A concessionária já recebeu 25 novos trens da fabricante Alstom, dos quais 17 estão em operação e oito estão em fase de testes. Até o fim de 2024, a empresa espera receber mais 11 composições, completando a frota de 36 novos trens adquiridos. Este investimento faz parte de um pacote de mais de R$ 4 bilhões destinados a melhorias nos três primeiros anos de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

“Estamos comprometidos com a modernização e eficiência do transporte público em São Paulo. A devolução dos trens ao poder concedente e a introdução de novas composições são passos fundamentais para aprimorar o serviço prestado aos passageiros”, destacou Francisco Pierrini.

Deixe um comentário