Tecnologia a serviço do passageiro: inovações da CPTM no Parque da Mobilidade Urbana

No Parque da Mobilidade Urbana, o principal evento do setor na América Latina, o Diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, participou de um painel sobre o uso de tecnologias para melhorar a experiência dos passageiros. Ele destacou a “Jornada do Passageiro”, que começa na decisão de usar a CPTM e vai até a chegada ao destino. Entre as iniciativas mencionadas, estão aplicativos móveis para planejamento de viagens e rastreamento em tempo real de ônibus, trens e metrôs, além da integração de diferentes modos de transporte.

A Estação Palmeiras-Barra Funda foi citada como exemplo de tecnologia aplicada, com 24 painéis informativos e quatro totens interativos. Essa estação receberá mais linhas até o final do ano, aumentando a quantidade de painéis para 70. A comunicação visual eletrônica é essencial para melhorar o acesso dos passageiros, especialmente em eventos como jogos e shows.

Argenton também mencionou o aplicativo da CPTM, que já oferece informações sobre a situação das linhas e sugestões de trajetos. A CPTM planeja um novo aplicativo com ainda mais funcionalidades e integração com outros aplicativos de mobilidade, como o Cittamobi. Há uma parceria em andamento para utilizar dados georreferenciados na previsão de horários dos trens.

A comunicação com os passageiros é feita por meio de WhatsApp, 0800 e redes sociais. A CPTM também incentiva o uso de bicicletas, com bicicletários em 19 estações e regras específicas para o transporte de bicicletas nos trens. A Linha 12-Safira é um exemplo de como muitos passageiros dependem de bicicletas e trens para se locomoverem.

Além de melhorias tecnológicas, Argenton falou sobre a importância da acessibilidade, garantindo autonomia para todos os passageiros, incluindo aqueles com deficiência. Reduções no tempo de viagem, como na linha entre a Estação Brás e Calmon Viana, também foram destacadas.

No evento, a CPTM apresentou um simulador de viagens para o treinamento de maquinistas. O Parque da Mobilidade Urbana oferece palestras, exposições e experiências interativas sobre transporte público, planejamento urbano e tendências em mobilidade aérea e drones, em um ambiente com múltiplos palcos, rodadas de negócios e espaços de convivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *