Nos primeiros três meses de 2024, o estado de São Paulo registrou uma queda de 11% nos índices de roubo e furto de carros, com 18.961 casos em comparação aos 21.354 no mesmo período de 2023.
Esse levantamento, realizado pela Ituran Brasil, baseia-se nos dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A cidade de São Paulo, que lidera o ranking com 8.858 casos, também apresentou uma redução de 3% em relação ao ano anterior.
Os bairros mais afetados na capital paulista estão concentrados na Zona Leste, incluindo Tatuapé, Itaquera, Vila Matilde e Sapopemba.
Em outras cidades, houve quedas significativas: Santo André (-21%), São Bernardo do Campo (-13%) e Campinas (-4%).
No entanto, Guarulhos registrou um aumento de 14%, passando de 722 casos em 2023 para 825 em 2024.
A Região Metropolitana de São Paulo apresenta uma proporção 73% maior de casos em comparação com outras regiões, devido à maior movimentação de motoristas.
O período da manhã é o mais crítico para ocorrências, enquanto a madrugada tem menor incidência.
Modelos como Fiat Uno, Volkswagen Gol e Chevrolet Onix, embora tenham apresentado quedas de 27%, 17% e 16% respectivamente, ainda estão entre os mais visados, especialmente os mais antigos, devido à demanda por peças de reposição.
Ituran Brasil
A Ituran Brasil é uma multinacional israelense que atua em diversos países, oferecendo soluções contra roubo e furto de veículos, gestão de frotas e tecnologias de compartilhamento veicular.
Com mais de 700 mil clientes no Brasil, a empresa já recuperou mais de 115 mil veículos, representando um patrimônio superior a R$ 5 bilhões.