O Metrô de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira, 20 de junho de 2024, através do Diário Oficial, a revogação do Pregão Eletrônico destinado à contratação de uma empresa privada para a manutenção dos trens do monotrilho da Linha 15-Prata.
Histórico do Processo Licitatório
- Primeira Licitação (17 de outubro de 2023):
- Empresas Participantes:
- Threeng Manutenção e Serviços: R$ 39,33 milhões.
- Temoinsa do Brasil Ltda: R$ 80,5 milhões após negociação (inicialmente R$ 150 milhões).
- Resultado: Licitação declarada fracassada pela Comissão Licitante, com todos os preços considerados “Não Aceitáveis”.
- Empresas Participantes:
- Novo Processo Licitatório:
- Anúncio: Final de dezembro de 2023.
- Data do Pregão: Inicialmente marcada para 5 de março de 2024.
- Adendos: Após dois adiamentos, o Metrô decidiu revogar o certame.
Critérios do Pregão
- Principal Critério: Menor preço oferecido.
- Serviços: Prestação de serviços técnicos de manutenção do material rodante (trens) da Linha 15-Prata de monotrilho.
- Período de Trabalho: Noturno, das 21h às 05h.
- Prazo do Contrato: 29 meses a partir da assinatura.
- Planos de Manutenção: Deveriam seguir as especificações do fabricante.
- Multas: Previstas em caso de atraso na entrega das composições.
Motivações e Considerações
A revogação do processo licitatório se deu em um contexto de dificuldades para encontrar propostas financeiramente aceitáveis. A primeira tentativa de licitação fracassou devido aos preços elevados e não aceitáveis das propostas. A tentativa de um novo processo também não teve sucesso, culminando na decisão do Metrô de revogar o pregão.
Esta decisão afeta diretamente a manutenção dos trens da Linha 15-Prata, crucial para a operação segura e eficiente do monotrilho. O Metrô de São Paulo deverá reavaliar sua estratégia para a contratação desses serviços, possivelmente ajustando os critérios e valores esperados para atrair propostas mais adequadas.
Implicações para o Futuro
- Continuidade dos Serviços: O Metrô precisará garantir a manutenção adequada dos trens durante o período de transição e enquanto um novo processo licitatório não é concluído.
- Novos Editais: Será necessário elaborar novos editais que contemplem as necessidades e restrições financeiras da Companhia, atraindo propostas competitivas e aceitáveis.
- Impacto no Usuário: A manutenção e a qualidade do serviço são essenciais para o conforto e a segurança dos passageiros que utilizam a Linha 15-Prata.