Renault Group revela estratégia ambiciosa para veículos autônomos no transporte público

O Renault Group anunciou uma estratégia ambiciosa para a implementação de veículos autônomos, diferenciando as abordagens para transporte individual e público. Para o transporte individual, o foco será em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), que aprimoram a segurança e o conforto, em vez de alcançar a autonomia total do veículo. Esta abordagem é mais prática e viável atualmente, dado o estado das regulamentações e as expectativas dos consumidores.

Para o transporte público, a Renault vê a autonomia como crucial e está investindo significativamente nessa área. A empresa estabeleceu uma parceria com a WeRide, líder em tecnologias de condução autônoma, para demonstrar um serviço de micro-ônibus autônomos durante o torneio de tênis Roland-Garros 2024. Esses micro-ônibus elétricos e robotizados são uma resposta à crescente demanda por soluções de mobilidade descarbonizadas e eficientes em termos de custo.

A estratégia do Renault Group é baseada nos seis níveis de condução automatizada, do nível L0 (sem assistência) ao nível L5 (totalmente autônomo). Para veículos individuais, a empresa se concentra no nível L2 e L2+, que oferecem funcionalidades como regulador de velocidade contextual e assistente de manutenção de faixa, mantendo o motorista no controle. A evolução para o nível L3 e além não é prioridade imediata devido à complexidade tecnológica e aos custos elevados.

No campo do transporte público, a Renault está desenvolvendo uma plataforma de micro-ônibus autônomos que poderá operar 24 horas por dia, sete dias por semana, com segurança e sem emissão de poluentes. Esses veículos, baseados no Novo Renault Master, integrarão tecnologias de automação de parceiros como EasyMile, Milla e WeRide. Testes já estão sendo realizados, como o projeto Mach 2 na França, previsto para integrar uma frota de micro-ônibus elétricos automatizados até 2026.

A parceria com a WeRide marca um passo significativo, pois a empresa é reconhecida globalmente na condução autônoma, com mais de 700 veículos autônomos em operação. A colaboração visa a implementação de veículos de nível L4, que operam de forma independente com supervisão remota.

Durante o Roland-Garros 2024, a Renault oferecerá um serviço experimental de traslado autônomo, demonstrando a maturidade das tecnologias de transporte público automatizado. Este serviço funcionará entre o estacionamento P2 e o Estádio Roland-Garros, proporcionando uma amostra real do potencial dos veículos autônomos no transporte público.

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