Recuperação de objetos esquecidos no transporte metropolitano de São Paulo

As Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) desempenham um papel essencial na recuperação de objetos esquecidos pelos passageiros nos transportes públicos da CPTM, Metrô e EMTU. Em 2023, foram encontrados 146.697 itens, dos quais 44.260 foram devolvidos aos seus donos. Este ano, 53.864 objetos já foram registrados, com 16.188 devoluções.

Processos e métodos de recuperação

Busca ativa

A busca ativa envolve uma tarefa investigativa que cruza informações de sites e bancos de dados diversos para identificar possíveis contatos dos proprietários. A equipe da CAP utiliza cadastros de usuários e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial e contatos com organizações e instituições.

Itens encontrados

Os itens mais comuns esquecidos incluem:

  • Cartões diversos
  • Bilhetes de transporte
  • Documentos pessoais
  • Carteiras e crachás
  • Chaves e celulares

Itens inusitados

Entre os objetos mais inusitados encontrados estão:

  • Muletas
  • Lavatórios
  • Malas de viagem
  • Carrinhos de bebê e de supermercado
  • Dentaduras
  • Cadeiras de rodas
  • Cédulas de diferentes países e antigas
  • Medalhas
  • Discos antigos
  • Livros raros
  • Luvas de boxe
  • Macas de massagem
  • Objetos sexuais
  • Instrumentos musicais diversos

Estatísticas e histórico

  • CPTM: Desde a criação da CAP em 1999, foram registrados 1.286.353 itens, com 420.431 devoluções.
  • Metrô: Desde a informatização do sistema em 2010, foram encontrados 1.122.662 objetos, com 304.996 recuperados.

Dicas para passageiros

  • Atenção aos pertences: Sempre verifique se está com todos os seus itens antes de desembarcar.
  • Identificação: Coloque algum tipo de identificação em seus pertences para facilitar a localização e devolução.

Procedimentos para recuperar pertences

Os itens esquecidos ficam guardados por 60 dias no Metrô e CPTM, e por 90 dias na EMTU. Após esse período:

  • Documentos são entregues ao órgão emissor.
  • Outros objetos são doados a instituições ou ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).
  • Cartões bancários são destruídos por segurança.

Locais e contatos das centrais de achados e perdidos

CPTM

  • Linhas: 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
  • Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados)
  • Contato: 0800 055-0121 – passageiro@cptm.sp.gov.br

Metrô

  • Linhas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, Linha 4-Amarela e 15-Prata
  • Local: Estação Sé
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 20h (exceto feriados)
  • Contato: 0800-770 7722 – Site do Metrô

EMTU

Região Metropolitana de Campinas

  • Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira – R. Dr. Ricardo, 233 – Centro – Campinas
  • Horário: Segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Telefone: (19) 3231-8590

Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara)

  • Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis – Rua Pedro Henry, 250 – Vila Olga – São Bernardo do Campo/SP
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
  • Telefone: (11) 4335-3232

Terminais Metropolitanos de Guarulhos

  • Terminal Metropolitano Cecap: Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 2903 – Guarulhos
  • Terminal Metropolitano Taboão: Av. Natalia Zarif, s/nº Taboão – Guarulhos
  • Terminal Metropolitano Vila Galvão: Avenida Sete de setembro, s/nº, Vila Galvão – Guarulhos

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