Pesquisa revela alto índice de satisfação dos passageiros do transporte coletivo em Taubaté

A Prefeitura de Taubaté conduziu uma abrangente pesquisa para avaliar a satisfação dos passageiros do Sistema de Transporte Público da cidade, com foco em diversos aspectos relacionados aos serviços oferecidos.

Realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana através da TAU! (Transporte Acessível Urbano), a pesquisa abrangeu um período entre 20 e 29 de maio, tanto de forma virtual quanto presencial em locais estratégicos como o Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha), Praça Dom Epaminondas, e pontos de ônibus próximos ao Taubaté Shopping, além de dentro dos próprios veículos e outros pontos com alta concentração de embarques e desembarques.

No total, foram entrevistadas 1.172 pessoas, representativas das linhas urbanas e rurais, refletindo uma amostra significativa dos 521.248 passageiros que utilizaram o sistema no mês de abril.

A pesquisa revelou que, dos oito itens avaliados, sete receberam classificações positivas pela maioria dos entrevistados.

Destacam-se a alta aprovação na facilidade de aquisição e recarga de créditos do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, com 86,48% de aprovação, e o tratamento oferecido pelos motoristas e cobradores das linhas, bem avaliado por 81,31% dos participantes.

Outros aspectos bem avaliados incluem a segurança das viagens, aprovada por 72,95% dos passageiros, e a informação prestada aos passageiros, considerada boa por 67,40% dos entrevistados.

Por outro lado, o estado de conservação e limpeza dos ônibus foi avaliado positivamente por 58,62%, enquanto 54,69% consideraram a qualidade geral do serviço como boa.

A regularidade das operações também teve uma avaliação positiva, com 46,06% dos passageiros expressando satisfação.

O único ponto de crítica destacado pela maioria dos entrevistados foi o tempo de espera pelos ônibus, indicado como ruim por 220 pessoas.

Este aspecto foi apontado como o principal desafio do transporte coletivo em Taubaté, refletindo uma preocupação significativa entre os passageiros.

Deixe um comentário