As obras de requalificação do corredor de ônibus da Avenida Imirim, na Zona Norte, estão avançando para melhorar significativamente a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento para cerca de 112 mil pessoas diariamente.
Iniciadas em junho de 2023, as obras abrangem 4,6 km do corredor, entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e a Alameda Afonso Schmidt, com um investimento total de R$ 71,8 milhões por parte da Prefeitura.
As melhorias planejadas incluem a implementação de pavimento rígido nas paradas de ônibus e pavimento flexível nas demais faixas de rolamento, instalação de superguia com 28 cm de altura para nivelamento com o embarque e desembarque dos ônibus, reforma das paradas de ônibus com pavimento rígido e totens acessíveis, adequação de acessibilidade com rampas de acesso e piso tátil, e faixas de ultrapassagem para melhorar a fluidez do tráfego.
Adicionalmente, serão realizadas melhorias na microdrenagem da via, renovação da sinalização viária, instalação de valas técnicas para o sistema do corredor e enterramento das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações, além de adequações na iluminação pública.
O enterramento dos cabos de energia elétrica e de telecomunicações, com um investimento adicional de R$ 48 milhões, moderniza a infraestrutura urbana, previne problemas causados por descargas elétricas e tempestades, prolonga a vida útil da fiação, reduz a necessidade de manutenção e minimiza atos de vandalismo.
Desde o início das obras, já foram realizados 2,5 km de drenagem superficial, instalação de 2,5 km de guias e sarjetas novas de concreto, aplicação de 900 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) como pavimento flexível, lançamento de 2.500 toneladas de concreto de alta resistência para pavimento rígido das 13 paradas de ônibus, execução de 3,0 km de infraestrutura para enterramento da rede de média tensão pela ENEL, execução de 2,5 km de calçadas acessíveis, e execução de 2 km de valas técnicas para enterramento da rede de telecomunicações nas calçadas.
Para a execução dos serviços, são necessárias interdições na via, com avanços de aproximadamente 50 metros por dia.
Novos trechos são mobilizados diariamente, enquanto os trechos concluídos são liberados conforme o progresso das obras. A previsão é que as obras na Avenida Imirim sejam concluídas em outubro de 2024.