Obras da Ligação Viária Pirituba-Lapa avançam: conclusão prevista para 2026

As obras da Ligação Viária Pirituba-Lapa, um ambicioso projeto de infraestrutura em São Paulo, estão progredindo conforme o planejado, com previsão de conclusão em 2026. Iniciado após um anúncio de retomada em janeiro de 2024, o projeto visa construir uma nova ponte sobre o Rio Tietê e realizar diversas melhorias viárias que beneficiarão aproximadamente 78 mil pessoas diariamente.

No lado da Lapa, as etapas concluídas incluem a demolição das instalações do antigo Clube Nacional (alça Sul), além da limpeza e terraplanagem. Atualmente, está em andamento a execução da rede de drenagem. Em Pirituba, as escavações para o bloco de fundação da futura ponte, localizadas em frente ao Shopping Tietê, já começaram.

As próximas etapas incluem obras na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, previstas para começar em julho no lado de Pirituba. Esta via será alargada até a altura do cemitério, onde começa o empreendimento Grand Reserva Paulista, da MRV. Na Lapa, a avenida também passará por melhorias, incluindo a construção de uma passagem sob a Linha 8-Diamante da ViaMobilidade, que contará com duas faixas para veículos e uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido.

O projeto completo da Ligação Viária Pirituba-Lapa prevê a construção de uma ponte sobre o Rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão. A ponte terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. A nova estrutura contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.

Além da ponte, o projeto abrange a implantação de três quilômetros de ligação viária, incluindo o alargamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães na Vila Anastácio, um atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê. As melhorias previstas ao longo desta extensão incluem:

  • Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus;
  • Canteiro central com ciclovia;
  • Construção de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais;
  • Enterramento de redes aéreas.

Outras melhorias incluem a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da ViaMobilidade (Linha 8-Diamante), com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.

O valor total do empreendimento está atualizado para R$ 367 milhões, com a previsão de conclusão estabelecida para dezembro de 2026.

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