Obras da Ligação Viária Pirituba-Lapa avançam: conclusão prevista para 2026

As obras da Ligação Viária Pirituba-Lapa, um ambicioso projeto de infraestrutura em São Paulo, estão progredindo conforme o planejado, com previsão de conclusão em 2026. Iniciado após um anúncio de retomada em janeiro de 2024, o projeto visa construir uma nova ponte sobre o Rio Tietê e realizar diversas melhorias viárias que beneficiarão aproximadamente 78 mil pessoas diariamente.

No lado da Lapa, as etapas concluídas incluem a demolição das instalações do antigo Clube Nacional (alça Sul), além da limpeza e terraplanagem. Atualmente, está em andamento a execução da rede de drenagem. Em Pirituba, as escavações para o bloco de fundação da futura ponte, localizadas em frente ao Shopping Tietê, já começaram.

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  • As próximas etapas incluem obras na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, previstas para começar em julho no lado de Pirituba. Esta via será alargada até a altura do cemitério, onde começa o empreendimento Grand Reserva Paulista, da MRV. Na Lapa, a avenida também passará por melhorias, incluindo a construção de uma passagem sob a Linha 8-Diamante da ViaMobilidade, que contará com duas faixas para veículos e uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido.

    O projeto completo da Ligação Viária Pirituba-Lapa prevê a construção de uma ponte sobre o Rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão. A ponte terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. A nova estrutura contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.

    Além da ponte, o projeto abrange a implantação de três quilômetros de ligação viária, incluindo o alargamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães na Vila Anastácio, um atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê. As melhorias previstas ao longo desta extensão incluem:

    • Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus;
    • Canteiro central com ciclovia;
    • Construção de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais;
    • Enterramento de redes aéreas.

    Outras melhorias incluem a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da ViaMobilidade (Linha 8-Diamante), com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.

    O valor total do empreendimento está atualizado para R$ 367 milhões, com a previsão de conclusão estabelecida para dezembro de 2026.

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