Metade dos novos trens da ViaMobilidade já está em circulação

Desde janeiro de 2022, a ViaMobilidade vem investindo aproximadamente R$ 4,1 bilhões nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Como resultado, metade dos novos trens adquiridos já está em operação. Das 36 composições compradas da Alstom, 28 foram entregues e 18 já estão circulando pelas estações. A entrega completa da frota está prevista para o fim do ano.

Essa atualização beneficia cerca de 800 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas, proporcionando maior conforto e segurança. No dia 10 deste mês, o trem A018 foi o primeiro dos novos modelos a operar na Linha 8-Diamante.

Trem A18 da ViaMobilidade (Foto: Divulgação)

Os novos trens da ViaMobilidade possuem diversas melhorias, incluindo janelas e portas mais amplas, ar-condicionado de última geração e salões contínuos, que oferecem maior comodidade e liberdade de movimento. No aspecto da acessibilidade, os trens são equipados com pega-mãos ajustados para pessoas de diversas alturas, espaços reservados para pessoas com deficiência e assentos sinalizados como preferenciais.

Tecnologicamente, as novas composições se destacam com sistemas de contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo e câmeras retrovisoras. Em termos de segurança, os materiais utilizados são antichamas, e os trens possuem detectores e extintores de incêndio. Além disso, os novos veículos são mais sustentáveis, consumindo menos energia elétrica que os modelos anteriores.

Cada trem é composto por oito carros de aço inoxidável, garantindo maior leveza e uma durabilidade de mais de 40 anos. As novas composições são facilmente reconhecíveis pelo seu design moderno nas cores cinza e verde, representando as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente.

Deixe um comentário