Marcopolo realiza primeiro Crash Test Traseiro de ônibus elétrico no Brasil

Para garantir os mais elevados níveis de segurança passiva, a Marcopolo realizou, de forma inédita no Brasil, o primeiro crash test traseiro de um ônibus elétrico. O modelo testado foi o Attivi Integral, um ônibus 100% elétrico. O teste demonstrou que a estrutura do veículo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas vigentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco para os ocupantes.

Os ônibus elétricos são predominantemente utilizados no trânsito urbano, onde há uma maior incidência de colisões traseiras. As baterias desses veículos são geralmente instaladas na parte traseira, o que aumenta a importância de uma estrutura robusta que possa proteger o conjunto de baterias durante um impacto.

“Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, especialmente devido à maior incidência de colisões traseiras no trânsito urbano”, explica Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo.

O teste comprovou a total segurança do Attivi Integral, mantendo o conjunto de baterias intacto. Esse resultado garante o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador.

A engenharia da Marcopolo desenvolveu a estrutura traseira do Attivi Integral com base em simulações computacionais, garantindo que ela pudesse absorver a energia de impactos traseiros sem afetar as baterias.

Marcopolo Attivi Integral

O Attivi Integral é um ônibus 100% elétrico que incorpora tecnologia nacional e expertise acumulada ao longo das sete décadas de atuação da Marcopolo. O modelo pode ter até 13.000 mm de comprimento, chassi Low Entry, motor elétrico de 350 kW de potência máxima e 3.300 Nm de torque. Ele é equipado com eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr, e baterias CATL de 396 kWh, oferecendo uma autonomia entre 250 e 280 km.

Para maior conforto e segurança dos passageiros, o Attivi Integral conta com carregadores USB, ar-condicionado integrado ao sistema de refrigeração das baterias, sistema de áudio interno, preparação para microfone, câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, e câmera interna de segurança com gravação. O veículo possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED, e cabine de separação para o motorista.

Ficha Técnica Attivi

  • Chassi: Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  • Capacidade: Até 82 passageiros
  • Autonomia: Até 250 km
  • Tempo de Carga: Até 4 horas
  • Plug de Carregamento: CCS 2
  • Motor de Tração Central: 350 kW de potência e 3.300 Nm de torque
  • Capacidade do Eixo Dianteiro: 7,6 mil kg
  • Capacidade do Eixo Traseiro: 13,0 mil kg
  • Comprimento: Até 13 m
  • Largura: 2,55 m
  • Freios: A disco com ABS/EBD (Door Brake)
  • Direção: Eletro-hidráulica
  • Suspensão: Pneumática

Deixe um comentário