Mais de 53 mil itens esquecidos na CPTM, EMTU e Metrô no primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre de 2024, as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) registraram 53.864 objetos esquecidos pelos passageiros no transporte público de São Paulo, incluindo CPTM, Metrô e EMTU. Desse total, 16.188 itens já foram devolvidos aos seus donos graças ao trabalho de busca ativa realizado pelas CAPs.

Em 2023, foram encontrados 146.697 objetos nos transportes metropolitanos, uma média de 402 itens esquecidos diariamente nos trens e estações da CPTM e do Metrô, bem como nos ônibus e terminais gerenciados pela EMTU. Desses, 44.260 foram devolvidos aos seus proprietários.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A busca ativa na CPTM envolve uma tarefa investigativa que cruza informações de diferentes bancos de dados e sites, visando identificar e contatar os donos dos objetos. A pesquisa inclui a verificação em cadastros de usuários da CPTM, consultas ao Diário Oficial e contato com diversas organizações e pessoas que podem ajudar na intermediação.

    Entre os itens mais frequentemente esquecidos em 2023 estavam cartões diversos, bilhetes de transporte, documentos pessoais, carteiras e crachás. Nos primeiros meses de 2024, essa lista permaneceu a mesma, com o acréscimo de chaves e celulares. No entanto, há uma variedade crescente de itens inusitados, incluindo muletas, lavatórios, malas de viagem, carrinhos de bebê e até de supermercado, dentaduras, cadeiras de rodas, cédulas do mundo inteiro e antigas, medalhas, discos antigos, livros raros, luvas de boxe, maca de massagem, objetos sexuais e instrumentos musicais diversos.

     achados perdidos
    Foto: Divulgação

    Desde sua criação, a CAP da CPTM registrou 1.286.353 itens esquecidos e devolveu 420.431 aos seus donos. No Metrô, desde a informatização do sistema em 2010, foram encontrados 1.122.662 objetos, dos quais 304.996 foram recuperados pelos proprietários.

    Para evitar a perda de objetos, os passageiros devem sempre verificar se estão com todos os seus pertences antes de desembarcar e, se possível, identificar seus itens, facilitando a devolução. Os objetos esquecidos são guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM, e por 90 dias nas centrais do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Após esse período, os documentos são encaminhados aos órgãos emissores, outros itens são doados a instituições ou ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP) e os cartões bancários são destruídos por segurança.

    Os passageiros que perderem algum pertence devem comparecer à Central de Achados e Perdidos correspondente e comprovar a propriedade do item. As consultas de documentos e objetos podem ser realizadas por telefone, presencialmente nos endereços das centrais ou, no caso do Metrô, também pelo site oficial.

    Serviço

    Centrais de Achados e Perdidos

    CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade

    Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
    Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
    Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br

    Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, Linha 4-Amarela e 15-Prata
    Local: Estação Sé
    Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados.
    Contato: 0800-770 7722 ou pelo site do Metrô – As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais.

    EMTU

    Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas
    Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
    Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro – Campinas
    Horário: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado
    Telefone: (19) 3231-8590

    Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)
    Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
    Endereço: Rua Pedro Henry, 250 – Vila Olga – São Bernardo do Campo
    Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
    Telefone: (11) 4335-3232

    Terminais Metropolitanos da EMTU na região de Guarulhos (Cecap, Taboão e Vila Galvão)
    Terminal Metropolitano Cecap (Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 2903 – Guarulhos)
    Terminal Metropolitano Taboão (Av. Natália Zarif, s/nº – Taboão – Guarulhos)
    Terminal Metropolitano Vila Galvão (Avenida Sete de setembro, s/nº – Vila Galvão – Guarulhos)

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário