Livro “Cultura e Vida no Trânsito” propõe reflexão sobre segurança e cidadania

A Bela Vista Cultural, uma editora e produtora paulistana voltada ao impacto social, lançou um novo projeto que destaca a relação entre mobilidade urbana e cidadania no trânsito.

O projeto centraliza-se na publicação do livro “Cultura e Vida no Trânsito”, que visa levar discussões sobre a importância do comportamento cidadão no trânsito para as salas de aula.

A obra aborda inicialmente a evolução do transporte no Brasil, destacando a adoção do modal rodoviário em detrimento de outras opções.

Na segunda parte, o livro foca no tráfego nas metrópoles brasileiras, destacando a importância do respeito às leis de trânsito e o papel do cidadão na criação de um ambiente urbano mais seguro.

Renan Cyrillo, sócio-presidente da Bela Vista Cultural, enfatiza a necessidade de discutir cidadania no trânsito continuamente.

O livro não apenas explica os diferentes meios de locomoção, mas também promove uma reflexão sobre a humanização da vida urbana e do trânsito.

A publicação é dividida em cinco capítulos e conta com um prefácio de Vivi Mendonça, especialista em segurança no trânsito e defensora do uso da bicicleta como meio de locomoção alternativo.

Um dos pontos altos do livro é a apresentação de exemplos de boas práticas ao redor do mundo, destacando cidades inteligentes que usam novas tecnologias e planejamento para melhorar a segurança e a fluidez do trânsito.

Grande parte da tiragem do livro será doada para estudantes e professores da rede pública de ensino em diversos estados do Brasil.

As escolas participantes receberão também atividades formativas, como palestras, mentorias e ações pedagógicas.

Uma pequena parte da tiragem estará disponível para venda no site da editora por R$ 50.

O projeto é apresentado pela Porsche e patrocinado pela Suhai Seguradora, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Além do livro, o projeto inclui uma exposição fotográfica digital, acessível via internet, e materiais complementares como uma cartilha pedagógica, um audiolivro e uma apresentação em libras e audiodescrição, garantindo acesso também ao público com deficiências visuais e auditivas.

Bela Vista Cultural

Fundada em 2016, a Bela Vista Cultural é especializada em projetos culturais, educacionais e de responsabilidade social, abordando temas como cultura, educação, meio ambiente e artes plásticas. A editora já desenvolveu inúmeros projetos, sempre com o objetivo de impactar a sociedade positivamente através da educação e da cultura.

Deixe um comentário