Um vídeo publicado em rede social mostra dois homens mexendo sem autorização no painel de controle de um dos trens da Linha 15-Prata, monotrilho do Metrô de São Paulo. A filmagem, aparentemente feita na noite da última quinta-feira, 13 de junho de 2024, registra o momento em que o trem M18 se aproximava da estação Vila Prudente.
No vídeo, os dois indivíduos brincam com a situação, afirmando estar “no toque”, ou seja, conduzindo o trem, e chegam a apertar botões, incluindo a buzina, enquanto o monotrilho estava a uma velocidade de 80 km/h. Embora o trem estivesse operando em modo automático, sem necessidade de um condutor presente, a porta do painel de controle, que deveria estar fechada para evitar o acesso de pessoas não autorizadas, foi facilmente aberta pela dupla.
Em resposta ao incidente, o Metrô de São Paulo emitiu uma nota esclarecendo que o trem estava em modo automático e que a ação dos homens não representou risco à circulação, pois o sistema é imune à interferência externa. A empresa também ressaltou que medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança e evitar futuras invasões ao painel de controle.
O episódio gerou preocupações sobre a segurança e a proteção dos sistemas de controle dos trens, destacando a necessidade de medidas mais rigorosas para impedir o acesso não autorizado.
Confira nota da companhia sobre o ocorrido:
“O Metrô esclarece que os trens da Linha 15-Prata funcionam de forma totalmente automática, sendo imunes a interferência de terceiros. Essas composições foram projetadas para que funcionem sem a presença de operador de cabine, com sistema de controle habilitado internacionalmente, usado em diversos sistemas globais e dotado de redundâncias que garantem a segurança durante a operação. Os equipamentos do painel de controle são nulos com o trem em modo automático, possibilitando apenas o uso da buzina. Além disso, esse painel somente funciona em modo manual se for acionado por chave específica, expediente que só é utilizado em situações como manobras em pátios e áreas não operacionais.
O ocorrido não afetou a segurança do passageiro ou do sistema e o Metrô apura as responsabilidades pela abertura do painel.”
*Com informações do site Diário dos Trilhos
A linha 15 prata não oferece a menor segurança, só tomarão uma atitude quando acontecer um acidente de grande magnetude matando muitas pessoas, mesmo depois do último acidente sem vítimas, vejo funcionários responsáveis por acompanhar o funcionamento distraídos no celular ou de costas ao sentido da via, trens superlotados com pessoas encostadas nas portas, em caso de falha e abertura indevida é morte na certa, esses controles tinham que ficar em cabine fechada com operação manual ou seja cada trem com seus operadores e não a distância.