Governo de São Paulo renomeia estação de metrô em homenagem ao Quilombo Saracura

O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta segunda-feira o Decreto 68.589, que altera o nome da futura estação 14 Bis da Linha 6-Laranja do metrô. A estação passará a se chamar “14 Bis-Saracura”, em homenagem ao Quilombo Saracura.

A nova denominação será utilizada em todos os indicativos, totens e placas de comunicação visual dentro dos trens e na estação localizada na região central de São Paulo, próxima à Bela Vista.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Importância arqueológica

    Durante a construção da linha de metrô, uma equipe da empresa especializada em arqueologia, Lasca, realizou um trabalho minucioso no local. A pesquisa arqueológica revelou mais de 4 mil itens, incluindo cerâmicas, vidros e outros materiais. Esses artefatos são referências à população negra que viveu na região, formando o Quilombo Saracura. Este quilombo era um refúgio para escravos fugidos que se tornaram livres e continuaram a habitar a área até pouco depois do término da escravidão no século XIX.

    Impacto nas obras

    Devido à importância dos trabalhos arqueológicos, a construção da estação 14 Bis-Saracura registrou o menor progresso entre todas as estações da Linha 6-Laranja, com apenas 8,58% das obras concluídas até o momento.

    Linha 6-Laranja contará com o total de 15 quilômetros de extensão, atendendo a população com 15 estações e integrando aos trens da Linha 7-Rubi do Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos e da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade na Água Branca, além das linhas 1-Azul e 4-Amarela, prevendo transportar 630 mil pessoas por dia.

    Confira abaixo o decreto com a publicação oficial:

    Deixe um comentário