O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta segunda-feira (10) o termo aditivo para a elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos para a extensão da Linha 4-Amarela do metrô até o município de Taboão da Serra. Este projeto marca uma inovação histórica, pois Taboão da Serra será o primeiro município da Grande São Paulo a receber um ramal metroviário além dos limites da capital.
Investimento e benefícios
Com um investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, a extensão da Linha 4-Amarela vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros diariamente. “É um passo importante que damos com a celebração de mais um compromisso de expansão do metrô, levar o serviço para fora da cidade de São Paulo e atender a região metropolitana”, declarou o governador Tarcísio de Freitas. Ele destacou a importância da interligação das linhas metroviárias para melhorar a mobilidade urbana, permitindo acesso à Linha 9 de trens e às Linhas 1, 2 e 3 do Metrô, resultando em um sistema de alta capacidade mais eficiente.
Detalhes da expansão
A cerimônia de assinatura contou com a presença de André Isper, secretário executivo de Parcerias em Investimentos, Marco Antonio Assalve, secretário de Transportes Metropolitanos, além de deputados, prefeitos, vereadores e diretores do Grupo CCR, controlador da concessionária ViaQuatro.
A extensão adicionará 3,3 km à Linha 4-Amarela, incluindo duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. A construção está prevista para começar ainda este ano, com a operação do novo trecho esperada para 2028. Estima-se que aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante as obras.
Impacto na mobilidade
O tempo previsto de viagem ao longo de toda a Linha 4-Amarela será de 55 minutos, facilitando a integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi e Butantã na capital. Atualmente, a Linha 4-Amarela possui 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a ampliação, a linha terá 16,1 km e 13 estações.
Estudos de viabilidade
A concessionária ViaQuatro será responsável pelos estudos iniciais de viabilidade e pelas ações necessárias para a expansão da linha. Estes estudos incluirão o projeto executivo completo e avaliações de licenciamento ambiental, demanda e utilização de áreas públicas e privadas. A análise visa reduzir o prazo para o início da implantação do projeto e minimizar os riscos relacionados à execução das obras.
Parceria com Taboão da Serra
Na semana passada, o Governo de São Paulo firmou um convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra para organizar as responsabilidades na execução do projeto. O município concedeu permissão de acesso às áreas necessárias para a realização das obras, enquanto o Estado será responsável pela condução dos projetos, execução das obras e obtenção das licenças necessárias.