A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil, conduziu uma pesquisa em abril de 2024 para entender as preferências dos motoristas brasileiros na escolha de combustíveis para carros e motos.
Segundo o estudo, a gasolina comum é a fonte de abastecimento mais utilizada, representando 41% das preferências, seguida por etanol comum (21%), diesel (17%) e gasolina aditivada (16%).
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Os principais critérios que influenciam essa escolha são o maior rendimento do veículo (28%) e o preço do combustível (22%).
O levantamento revelou que 77% dos entrevistados calculam a rentabilidade do combustível antes de abastecer e 45% afirmam abastecer pelo menos uma vez por semana.
Mesmo com o aumento dos preços dos combustíveis, 78% dos participantes não mudaram seus hábitos de locomoção.
A pesquisa também destacou que 63% dos entrevistados possuem veículos com motor flex, permitindo o uso de mais de um tipo de combustível.
Em relação aos tipos de veículos, 32% dos participantes possuem SUVs, 27% hatches e 26% sedãs. Entre os motociclistas, 34% pilotam modelos street, 19% scooters e 15% custom.
A pesquisa contou com a participação de 1.056 pessoas, majoritariamente homens (95%), casados (73%) e com idade entre 35 e 64 anos (54%).