Extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela recebe aprovação e será realidade

A tão aguardada extensão da linha de metrô até o Jardim Ângela, no extremo sul da capital paulista, está prestes a se tornar realidade. O aditivo contratual com a ViaMobilidade para a ampliação da Linha 5-Lilás já pode ser assinado, conforme a aprovação do Colegiado de Membros da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) do governo estadual paulista.

A decisão do CMCP foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 19 de junho de 2024. O colegiado, parte da Secretaria de Parcerias e Investimentos, é responsável pelas concessões de obras públicas no Estado. Rafael Benini, titular da pasta, anunciou na última sexta-feira (14) que o aditivo seria assinado esta semana.

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Este será o terceiro aditivo assinado com a ViaMobilidade, que será responsável pela elaboração dos estudos finais de viabilidade para a extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela. A prefeitura de São Paulo também aprovou o empreendimento. A extensão da linha de Capão Redondo até o Jardim Ângela recebeu o aval da Coordenadoria de Legislação de Uso e Ocupação do Solo (DEUSO), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Em resposta a um pedido da ViaMobilidade, o DEUSO confirmou que a obra está em conformidade com a legislação de uso do solo. A Certidão concedida à ViaMobilidade especifica que o empreendimento pode ser implantado no local, desde que as características do projeto permaneçam de acordo com o Plano Diretor Estratégico (Lei nº 16.050 de 31 de julho de 2014) e a legislação relativa ao uso e ocupação do solo (Lei nº 16.402 de 22 de março de 2016 e legislações subsequentes).

A Certidão também exige a observação da legislação sobre impactos de vizinhança e ambiental, além de outras disposições legais pertinentes. “As linhas de metrô fazem parte da rede estrutural de transportes coletivos, componentes do sistema de infraestrutura, que abrange também as instalações acessórias indispensáveis ao seu funcionamento, como poços de ventilação, saídas de emergência e pátios de manobras”, detalha o documento.

A aprovação municipal também contempla as estações de metrô e o terminal de ônibus, assegurando que todas as instalações necessárias para o funcionamento da extensão estejam previstas na legislação.

Com a assinatura do aditivo, a ViaMobilidade dará início aos estudos de viabilidade, aproximando-se cada vez mais da concretização desse importante projeto, que atenderá uma antiga demanda dos moradores do Jardim Ângela e trará grandes benefícios para a mobilidade urbana na Zona Sul de São Paulo.

Governo de São Paulo se prepara para assinar contrato da expansão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela

Após o avanço do projeto de extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, o governo do estado de São Paulo agora se prepara para estender a Linha 5-Lilás até Jardim Ângela. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou na segunda-feira, 10 de junho, a assinatura de um aditivo com a ViaMobilidade, concessionária que opera a linha, para financiar estudos mais detalhados da extensão após Capão Redondo.

De acordo com informações obtidas pelo site MetrôCPTM, o termo que assegura verbas para os estudos aprofundados deverá ser assinado ainda em junho. A expansão da Linha 5-Lilás, prometida há vários anos, está finalmente ganhando tração, com a ViaMobilidade já realizando estudos preliminares, incluindo o projeto funcional, ambiental e de desapropriações.

O novo trecho, com 4,3 km de extensão, incluirá duas novas estações: Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela, e será majoritariamente em via elevada.

A estimativa é que as novas estações atraiam mais 130 mil passageiros diariamente, com um custo de implantação aproximado de R$ 2,5 bilhões. Esta expansão é vista como um passo crucial para melhorar a mobilidade e atender à crescente demanda por transporte público na região.

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