O Metrô de São Paulo iniciou a interdição de duas escadas na estação Penha-Lojas Besni para dar início às obras de ampliação do mezanino e construção de um novo corredor de transferência entre as linhas 2-Verde e 11-Coral.
Uma escada rolante e outra fixa foram desativadas e isoladas com tapumes, visando garantir a segurança dos passageiros durante as intervenções. Os usuários ainda têm acesso através de três escadas rolantes, uma escada fixa e um elevador.
No mês anterior, foi realizado um simulado para avaliar os impactos da interdição das escadas e da plataforma parcialmente bloqueada. As orientações sobre as mudanças foram divulgadas por meio de cartazes estrategicamente posicionados, mensagens sonoras e a presença de funcionários para auxiliar os passageiros.
As obras na estação Penha são parte do projeto de expansão da Linha 2-Verde, que inclui a construção de duas novas estações, uma para a Linha 2 e outra para a Linha 11-Coral da CPTM, além da ampliação de uma estação existente da Linha 3-Vermelha para facilitar a integração entre as linhas.
Durante os próximos 24 meses, os passageiros enfrentarão inconvenientes como redução de escadas rolantes e fechamento parcial do mezanino, enquanto as obras são realizadas.
Complexo Penha
O complexo de estações da Penha contempla a entrega de uma nova estação subterrânea para a Linha 2-Verde, uma estação em superfície para a Linha 11-Coral da CPTM, além da conexão com a existente estação da Linha 3-Vermelha do Metrô e sua ampliação.
Esse terminal multimodal vai ajudar a redistribuir o fluxo de passageiros e dar novas opções de trajeto, facilitando a chegada dos moradores da Zona Leste às regiões da Paulista, Sul e Sudoeste.
O complexo terá cerca de 25 mil m² de área construída, 43 escadas rolantes e oito elevadores. Para a estação da Linha 2, a área será de 17,5 mil m², com 25 metros de profundidade. Serão 30 escadas rolantes e 16 fixas, com seis elevadores.
Já a estação da Linha 11 ficará entre as estações das linhas 3-Vermelha e 2-Verde, contando com 7 mil m² de área construída, 13 escadas rolantes, três fixas, dois elevadores e quatro diferentes níveis.
Todo o complexo, incluindo a estação da Linha 3 já existente, deverá receber 102 mil passageiros por dia, tornando-se a estação mais movimentada do novo trecho da Linha 2-Verde.
A ampliação desta linha vem sendo feita pelo Metrô que está construindo oito novas estações e 8,4 km de vias entre a Vila Prudente e a Penha.