Com 20 novas empresas de ônibus parceiras, Buser amplia canal de revenda de passagens com rodoviárias

A Buser, plataforma de intermediação e revenda de viagens rodoviárias com mais de 11 milhões de clientes em todo o Brasil, está expandindo seu serviço de venda de passagens de ônibus em parceria com grandes viações. Desde o início do ano, a startup fechou com 20 novas empresas que operam em rodoviária, para a revenda de bilhetes dentro do aplicativo, oferecendo ainda mais opções aos viajantes.

Entre as novas parceiras estão a Real Maia Goiânia, Real Maia, Viação Montes Belos, Tocantins Transporte, Viação Nobre e Real Sul. A maioria já tinha iniciado as vendas, outras começam neste mês.

Com as novas empresas parceiras, a Buser está ampliando em quase 1.000 trechos as ofertas na plataforma, chegando em pelo menos 300 rotas até então inéditas pelo aplicativo, como Belo Horizonte (MG) – Caldas Novas (GO), Campinas (SP) – Itajubá (MG) e Franca (SP) – Passos (MG). Atualmente, o serviço de revenda de passagens da Buser cobre mais de 15 mil trechos em todo o país, sendo que a expectativa da plataforma é dobrar esse número até o próximo ano.

“O marketplace representa uma frente importante para a Buser, oferecendo aos viajantes mais opções dentro de uma plataforma integrada, complementando o serviço de fretamento colaborativo. É uma via de duas mãos: se por um lado é mais uma opção ao cliente que já conhece nossa plataforma, por outro é uma ferramenta eficaz de vendas para ajudar cada vez mais as empresas de transporte rodoviário de passageiros que precisam impulsionar seus negócios”, afirma Sávio Caríssimo, head da área Comercial na Buser.

Com seu modelo pioneiro de uso de ônibus de fretamento usando a tecnologia para fazer a intermediação de grupos, a Buser ficou famosa por trazer inovação e movimentar o setor, um mercado ainda muito concentrado, em que mais de 70% das linhas estão nas mãos de até duas empresas. Mas foi em 2021 que ela iniciou uma estratégia de diversificação do negócio, com a criação de um canal de marketplace, em parceria justamente com viações que atuam com linhas fixas. Além de ter ajudado a provar ao mercado a complementaridade da plataforma – evitando a rivalidade das plataformas contra as linhas tradicionais -, o serviço tem ajudado a impulsionar a receita da companhia, sendo hoje a segunda principal fonte de receita da startup, respondendo por mais de 20% do faturamento total.

Ao longo dos últimos três anos, a Buser já beneficiou mais de 120 empresas de ônibus dentro dessa linha de negócio, algumas até ligadas a grandes grupos do País, como Itapemirim, Eucatur, Catedral, Guerino Seiscento, Roderotas, Adamantina e Expresso Nordeste. “Desde que iniciamos o serviço, temos ajudado a impulsionar e a digitalizar as vendas do setor. Nosso objetivo é ser mais do que um canal de vendas, mas um parceiro que consegue gerar valor agregado ao negócio e ajudar na ocupação e capilaridade dos negócios. São sete anos de estrada, então são muitos aprendizados que podemos compartilhar enquanto plataforma”, finaliza Sávio.

Como funciona o serviço?

Para visualizar as passagens no modelo de marketplace, basta fazer a busca pelo destino desejado, que as viagens vão aparecer ao lado dos grupos de fretamento, quando houver essa opção. Mas ao invés de estarem identificadas com o logo da Buser, vão aparecer como “Revenda rodoviária – nome da empresa”, como no exemplo abaixo.


Para reduzir o custo das passagens de ônibus no serviço de marketplace, a startup não cobra taxas de cancelamento até 72 horas antes da viagem. Além disso, tem o menor valor de taxa de serviço em relação aos demais consolidadores e plataformas digitais, tornando-se um canal de vendas mais competitivo.

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