A Estação Expedicionários, localizada no Centro de Campinas, passou por um processo significativo de requalificação e será reaberta ao público neste sábado, 29 de junho.
Anteriormente, a estação atendia sete linhas de ônibus, mas após as reformas, esse número aumentou para 19.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
As linhas serão distribuídas em duas plataformas no canteiro central da Avenida dos Expedicionários, otimizando o embarque e desembarque dos passageiros.
As obras incluíram melhorias na acessibilidade, com a adição de seis novas rampas e a instalação de pisos intertravados e podotáteis.
A geometria da entrada e saída da estação foi reconfigurada para permitir a inversão do sentido de circulação, reduzindo o tempo e otimizando os trajetos das linhas de ônibus.
Essa mudança permite que os ônibus sigam diretamente da Avenida 20 de Novembro para a Estação Expedicionários e, em seguida, para a Avenida Campos Sales.
A quantidade de abrigos de ônibus na estação mais que dobrou, passando de oito para 18, proporcionando mais conforto e proteção aos usuários.
A sinalização vertical e horizontal foi renovada, e novos semáforos foram instalados para acomodar o novo fluxo de entrada e saída do terminal.
Um semáforo inteligente foi implantado no cruzamento com a Avenida Campos Sales, utilizando tecnologia de câmeras para identificar a saída dos ônibus do terminal e ajustar o fluxo de tráfego conforme necessário.
A revitalização da Estação Expedicionários faz parte do Programa de Revitalização de Terminais da Administração Municipal e teve um investimento total de cerca de R$ 600 mil.
O objetivo é melhorar a infraestrutura e a eficiência do transporte público na região central de Campinas, alinhando-se com outras iniciativas de revitalização urbana, como a renovação da Avenida Campos Sales e a Estação Cultura.