O número de multas aplicadas pela SPTrans (São Paulo Transporte) às empresas de ônibus que operam as linhas municipais da capital paulista aumentou 10% entre janeiro e maio de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram registradas 143 mil autuações, enquanto no mesmo intervalo de 2023, foram 130 mil.
Principais problemas reportados
Os dados, fornecidos pela SPTrans, baseiam-se nos registros feitos através dos canais do 156 da prefeitura. Dentre os principais problemas reportados pelos usuários, destaca-se a superlotação dos ônibus, cujas queixas subiram 78% no mesmo período comparativo. Entre janeiro e maio de 2024, foram 1.291 contatos registrados por superlotação, em comparação com 724 reclamações no mesmo período de 2023.
Intervalo excessivo entre ônibus
Outra questão significativa levantada pelos usuários foi o intervalo excessivo entre os ônibus. A SPTrans possui dados comparativos mais recentes entre janeiro e abril, que mostram um aumento de 14,9% nas reclamações sobre intervalos longos. Nos primeiros quatro meses de 2024, foram registradas 8.578 reclamações, contra 7.486 contatos no mesmo período de 2023.
Monitoramento e fiscalização
Em nota, a SPTrans informou que a fiscalização dos ônibus é realizada 24 horas por dia, com todos os veículos equipados com GPS, o que torna o monitoramento mais eficiente. A gerenciadora também ressaltou que pode haver mais de uma reclamação para o mesmo endereço, indicando a persistência dos problemas reportados pelos usuários.
Confira abaixo nota oficial da SPTrans divulgada pela imprensa sobre o assunto:
“A SPTrans fiscaliza rigorosamente, 24 horas por dia, a operação do sistema de transporte coletivo com equipamentos GPS instalados em toda a frota de ônibus da cidade e reuniões periódicas com as concessionárias, visando a melhoria do serviço. Quando viagens não são realizadas, há a aplicação automática de multa. Neste ano, a SPTrans já aplicou 143 mil multas entre janeiro e maio de 2024, um aumento de 10% em relação às 130 mil autuações feitas nos primeiros cinco meses de 2023.
A gestão também investe continuamente na melhora da qualidade do transporte público municipal por meio da renovação da frota com veículos mais modernos, inclusão de ônibus elétricos, criação do “Domingão Tarifa Zero” e a recente inauguração do Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário da cidade, em operação assistida. Somente nesta gestão foram mais de 52 km de faixas exclusivas para ônibus implantadas.
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia informa que entre janeiro e maio de 2024 foram abertas 1.291 solicitações pelo 156 referentes à superlotação de ônibus. Em 2023, o número foi de 724. Em relação às solicitações por intervalo excessivo da linha, foram registradas 8.578 de janeiro a abril de 2024 e 7.486 no mesmo período em 2023.
Vale ressaltar que os números se referem à quantidade de solicitações e que pode haver solicitações diferentes apontando para um mesmo endereço. A SPTrans incentiva a população a registrar suas sugestões e reclamações, para que a sociedade colabore com o direcionamento das ações e com a melhoria do serviço prestado, entrando em contato com a SPTrans pelo site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal ou ainda por meio do telefone 156.“