ViaMobilidade deve concluir devolução dos trens da CPTM em fevereiro de 2025

A ViaMobilidade concluirá o processo de devolução dos trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em fevereiro de 2025, conforme estipulado pelo contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo do Estado forneceu essa informação ao Diário dos Trilhos, após questionamentos sobre o andamento da devolução.

Situação atual da devolução

Até o momento, apenas quatro dos 34 trens programados para devolução retornaram à CPTM. Todos esses trens são da Série 8500. No entanto, conforme o cronograma original do contrato de concessão, outros 29 trens, incluindo três da Série 8500, oito da Série 7500 e 19 da Série 7000, já deveriam estar sob posse da CPTM.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Atrasos e penalidades

    O prazo inicial para a devolução desses trens terminou em abril de 2024. Devido ao atraso, a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) pode aplicar penalidades que começam em R$ 500 mil no primeiro mês e aumentam para R$ 1 milhão por trem a partir do segundo mês de atraso.

    Novos trens e impactos

    Atualmente, a ViaMobilidade já recebeu 24 dos 36 trens novos adquiridos da Alstom, modelo da Série 8900, para operar nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O cronograma de fabricação e entrega desses trens foi prejudicado por fatores como a pandemia de COVID-19, a Guerra da Ucrânia e outros motivos alegados pelas partes envolvidas.

    Trem A22 da ViaMobilidade (Foto: Divulgação)

    Impacto na CPTM e na frota atual

    Os trens devolvidos à CPTM serão utilizados nas linhas 10, 11 e 12. A Linha 12-Safira, em particular, necessita de melhorias urgentes, já que atualmente opera com trens mais antigos da Série 2000, que têm gerado insatisfação entre os usuários. Além dos quatro trens já devolvidos, outros três trens estão próximos de retornar para a CPTM, embora a data exata ainda não tenha sido definida.

    CPTM
    Trem série 2000 em operação na linha 12-Safira (Foto: Frank Robert)

    Perspectivas futuras

    Quando o processo de devolução estiver concluído, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda deverão contar com uma frota composta por 36 trens novos da Série 8900 e uma parte dos trens da Série 7000.

    A CMCP continua a monitorar o processo de devolução para garantir que seja realizado conforme o cronograma atualizado, com a expectativa de que todas as 34 unidades sejam devolvidas até fevereiro de 2025, conforme estabelecido no contrato de concessão.

    Deixe um comentário