Sorocaba: Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT são entregues e sistema começa a operar neste sábado

A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes e a concessionária BRT Sorocaba, deu início à operação de 13 novas linhas que compõem o Corredor Estrutural Oeste do Sistema BRT. A inauguração dessas linhas e do Terminal Ipiranga marca um avanço significativo na integração e melhoria do transporte público coletivo na cidade.

O Corredor Estrutural Oeste

Composto por 18,8 quilômetros, 35 pontos de parada e o novo Terminal Ipiranga, o Corredor Estrutural Oeste promete revolucionar os deslocamentos na cidade. Este trecho é o terceiro e último do BRT Sorocaba, representando a conclusão de um projeto ambicioso que visa proporcionar deslocamentos mais rápidos e confortáveis para os passageiros.

Frota moderna e confortável para os usuários

A operação do Corredor Estrutural Oeste conta com uma frota de 47 novos ônibus, equipados com tecnologia de ponta para garantir conforto e segurança aos passageiros. Com modelos que incluem ônibus articulados e convencionais, todos os veículos são equipados com recursos como internet sem fio, tomadas USB e ar-condicionado.

Infraestrutura de ponta para uma experiência superior

Além da modernização da frota, o Corredor Oeste recebeu uma série de melhorias em infraestrutura. As vias foram requalificadas, recebendo nova sinalização viária, iluminação em LED e monitoramento por câmeras. Os pontos de parada foram equipados com mobiliário urbano moderno, enquanto os passeios públicos foram adaptados para garantir acessibilidade.

Corredor Oeste do BRT
Foto: Michelle Alves

Integração e facilidade de acesso

O Terminal Ipiranga, denominado “Weber Maganhato Primo”, segue os padrões de infraestrutura dos terminais existentes na cidade. Com coberturas, bilheteria, banheiros, assentos, wi-fi e acesso facilitado para pessoas com necessidades especiais, o terminal oferece um ambiente confortável e seguro para os passageiros. Além disso, o sistema BRT apresenta uma novidade para os ciclistas, com uma oficina mecânica exclusiva para bicicletas no Terminal Ipiranga.

Acesso simples e tarifação justa

Para ingressar no sistema BRT, os passageiros têm à disposição mais de 150 pontos de acesso, incluindo terminais, estações e pontos de parada. O preço da passagem permanece o mesmo praticado na cidade, e os passageiros têm a flexibilidade de realizar baldeações dentro de um período de 1 hora com uma única tarifa. O embarque pode ser feito com diferentes formas de pagamento, incluindo a carteira digital via celular, que oferece vantagens adicionais aos passageiros.

Sistema BRT Sorocaba: um modelo de referência para o País

O projeto BRT Sorocaba é pioneiro no Brasil como uma concessão precedida de obra no segmento de transporte com ônibus. Além de representar um avanço na mobilidade urbana da cidade, o modelo de contrato estabelecido se tornou referência para outras localidades. Com investimentos expressivos em infraestrutura e tecnologia, o sistema BRT Sorocaba promete oferecer uma experiência de transporte pública de qualidade e sustentável para os cidadãos.

Essas iniciativas representam um passo significativo rumo a uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável em Sorocaba, demonstrando o compromisso das autoridades locais em proporcionar serviços de transporte público de alta qualidade para seus cidadãos.

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