19.5 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

São Paulo pode ter greve de ônibus no dia 30 de maio

Os motoristas de ônibus e demais trabalhadores do sistema de transportes da capital paulista decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira, 15 de maio de 2024, manter o estado de greve da categoria. Esta medida significa que, caso não haja acordo com as empresas, uma paralisação de 24 horas dos ônibus em São Paulo está prevista para o dia 30 de maio de 2024, data que coincide com o feriado de Corpus Christi.

A partir desta quinta-feira (16), os trabalhadores iniciam uma série de mobilizações, organizadas pelo sindicato da categoria, sem, no entanto, paralisar as linhas de ônibus. Entre as ações programadas estão a distribuição de jornais do sindicato em garagens e discursos em carros de som, a partir das 10h, nos terminais Santana, Parque Dom Pedro, Santo Amaro, Lapa, A.E. Carvalho e Varginha.

Essa decisão foi tomada após os profissionais, em assembleia realizada em 10 de maio de 2024, decretarem o estado de greve em resposta à recusa da proposta inicial das empresas, que ofereciam um reajuste de 2,77% pelo IPC-FIPE nos salários e demais benefícios econômicos. Segundo o sindicato, o IPC é o índice que oferece o menor percentual para o cálculo de reajuste.

O sindicato reivindica, inicialmente, uma correção salarial e de benefícios de 3,20% pelo INPC-IBGE, além de um aumento real. Outras demandas incluem o pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), convênio médico, redução da jornada de trabalho, fim da uma hora de refeição não remunerada e questões específicas dos setores de manutenção.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS