Prefeitura de SP inicia obras remanescentes do prolongamento da Avenida Doutor Chucri Zaidan

Na manhã de quinta-feira, 23 de maio de 2024, o prefeito Ricardo Nunes deu início às obras remanescentes do prolongamento da Avenida Doutor Chucri Zaidan, localizado na Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, como parte da ação Prefeitura Presente Santo Amaro. Este projeto, com um investimento de R$ 376 milhões, tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana da região e deve ser concluído em 36 meses.

Segundo o prefeito, as obras foram paralisadas anteriormente devido a problemas contratuais e falta de recursos. Agora, com a saúde financeira da cidade ajustada e um planejamento estruturado, a obra foi retomada e não sofrerá novas interrupções. O prolongamento da Avenida Chucri Zaidan é essencial para consolidar e expandir o eixo de desenvolvimento de um importante centro empresarial da metrópole, abrangendo as avenidas das Nações Unidas, Berrini e Chucri Zaidan, desde a Avenida dos Bandeirantes até a Avenida Roque Petroni Júnior.

O projeto inclui a construção de um túnel sob a Avenida Cecília Lottenberg, com 910 metros de extensão, que contará com duas faixas por sentido, passeios laterais e saídas de emergência. Além disso, será implantado um corredor de ônibus central, calçadas acessíveis, enterramento de redes de energia e telecomunicações, retirada de postes de concreto e paisagismo no viário sobre o túnel.

As melhorias de mobilidade e adequações viárias abrangem diversos trechos já existentes na via. Entre a Rua Henry Dunant e a Avenida João Doria, haverá a implantação de um corredor de ônibus, passeios acessíveis, reforma dos pavimentos asfálticos e paisagismo. Da Rua Fernandes Moreira até a Rua Henry Dunant, estão previstos o enterramento de redes de energia elétrica e telecomunicações, retirada de postes e melhoramentos viários. No trecho entre a Avenida João Doria e a Rua Antônio de Oliveira, a geometria viária será adequada para comportar quatro faixas por sentido, com a faixa da esquerda destinada ao corredor de ônibus.

Além disso, a obra beneficiará os ciclistas com a implantação de rampas cicloviárias na Ponte Laguna, conectando-a à ciclovia existente na margem leste do Rio Pinheiros. Essas melhorias são parte de um esforço contínuo para promover uma mobilidade mais sustentável e eficiente na capital paulista.

Deixe um comentário